Tiimiakatemia – formação prática em empreendedorismo

Centro de excelência em empreendedorismo que desenvolve a formação prática de empreendedores e potenciais empreendedores.

A Tiimiakatemia – Centro de Excelência em Empreendedorismo da Universidade de Ciências Aplicadas de Jyväskylä, na Finlândia, faz parte de rede global composta por diferentes tipos de organizações, independentes umas das outras, mas que mantém em comum práticas e processos, entre as quais a formação acadêmica prática e integrada ao desenvolvimento de novas tecnologias.

Sem salas de aula, exames, notas ou professores, o aprendizado ocorre por meio do trabalho em equipe, do diálogo e da aplicação da teoria na prática.

Nome: Tiimiakatemia

Proponente: Centro de Excelência em Empreendedorismo da Universidade de Ciências Aplicadas de Jyväskylä

Setor/Segmento: Educacional

Contexto Geográfico:  Finlândia

Referência Temporal: 1993

O Centro de Excelência em Empreendedorismo da Universidade de Ciências Aplicadas de Jyväskylä, na Finlândia, encontrou lacuna nos cursos de formação. E, ao descobrir que era necessário desenvolver curso acadêmico com foco em estudantes com espírito empreendedor, criaram a metodologia Tiimiakatemia – formação prática em empreendedorismo.

O uso de novas metodologias de ensino, agregadas ao modelo atual finlandês, deu origem à metodologia Tiimiakatemia, que propõe uma formação acadêmica prática e integrada ao desenvolvimento de novas tecnologias.

A metodologia é aplicada dentro do ambiente de uma empresa colaborativa, constituída pelos próprios alunos matriculados no curso. Os estudantes utilizam as receitas adquiridas com o negócio para realização de viagens internacionais.

Em 2011, a Tiimiakatemia alcançou os seguintes resultados:

  • 200 estudantes organizados em 11 empresas colaborativas;
  • 1.5 mi euros de receita total das empresas;
  • 91% dos estudantes estão empregados após 6 meses de graduação;
  • 37% dos alunos criam um novo negócio após 6 meses de graduação;
  • 47% continuam a empreender após 2 anos de graduação;
  • 10% tem receita superior a 10 mil euros;
  • 330 mil euros das empresas colaborativas retornam para sociedade em impostos;

A rede Tiimiakatemia possui representantes em diversos países. A metodologia é adotada na Finlândia, na Holanda, na Inglaterra, na França, na Espanha, na Hungria, e também no Brasil, pelo Senac São Paulo e pelo Instituto Gêneses, da PUC-Rio.