Ferry Plaza Farmers Market – conectando moradores urbanos e produtores rurais

Mercado de agricultores locais certificados onde são comercializados diversos produtos diferenciados e de qualidade, produzidos de forma sustentável e que contribuem para um sistema alimentar saudável e a integração entre moradores urbanos e produtores rurais mesmo em grande centros urbanos.

O Ferry Plaza Farmers Market é um mercado de agricultores locais certificados que funciona três vezes por semana, as terças, quintas e sábados, desde 1993, no histórico edifício da balsa na base da Market Street, em San Francisco, EUA, onde são comercializados diversos produtos agrícolas, diferenciados e de qualidade, produzidos de forma sustentável e que contribuem para um sistema alimentar saudável.

Desde 1999, o Ferry Plaza é operado pelo Centro para Educação Urbana sobre Agricultura Sustentável (CUESA – Center for Urban Education about Sustainable Agriculture), organização sem fins lucrativos e isenta de impostos criada em 1994 para promover um sistema alimentar saudável por meio da operação de mercados de produtos agrícolas sustentáveis, diversificados e de qualidade, bem como de programas educacionais.

Prática: Ferry Plaza Farmers Market – conectando moradores urbanos e produtores rurais

Instituições:

  • Proponente: Centro para Educação Urbana sobre Agricultura Sustentável (CUESA – Center for Urban Education about Sustainable Agriculture)
  • Executora: Centro para Educação Urbana sobre Agricultura Sustentável (CUESA – Center for Urban Education about Sustainable Agriculture)
  • Parceiras: Restaurantes que compram no Ferry Plaza Farmers Market

Público-alvo: Produtores rurais e consumidores interessados em aprender sobre cultivo agrícola, culinária sustentável, bem como práticas de plantio e colheitas sustentáveis. Há cursos para alunos em idade escolar.

Escopo Geográfico: Estados Unidos

Referência Temporal: Desde 1993

O Ferry Plaza Farmers Market surgiu da necessidade de os produtores rurais comercializarem seus produtos para consumidores urbanos. Ao passar a ser operado pelo Centro para Educação Urbana sobre Agricultura Sustentável (CUESA – Center for Urban Education about Sustainable Agriculture) também tem como finalidade contribuir para a promoção de um sistema alimentar saudável, com a disponibilização de diversos produtos agrícolas, diferenciados e de qualidade, produzidos de forma sustentável por produtores locais certificados, bem como a oferta de capacitações sobre o tema tanto para produtores quanto para consumidores, inclusive alunos em idade escolar.

Entre as ações promovidas pelo Centro para Educação Urbana sobre Agricultura Sustentável (CUESA – Center for Urban Education about Sustainable Agriculture), destacam-se as seguintes:

1.             Programas Públicos Gratuitos no Mercado Ferry Plaza Farmers

 

1.1.        Mercado para demonstrações de culinária

Aos sábados, às 11 horas, os melhores chefs da Bay Area, autores de livros de receitas de renome nacional demonstram a realização de receitas utilizando ingredientes sazonais e sustentáveis comprados naquela manhã do Ferry Plaza Farmers Market. Lá é possível provar as próprias criações, fazer perguntas e sair com uma receita na mão. De saladas simples até entradas complexas, os chefs usam os melhores produtos do mercado para criar pratos deliciosos que os participantes podem cozinhar em casa. Demonstrações culinárias são realizadas semanalmente de fevereiro a meados de dezembro.

 

1.2.        The Shed Food

O Shed Food proporciona aos compradores curiosos a oportunidade de aprofundar seu conhecimento dos sistemas alimentares sustentáveis. Esta barraca de educação inclui exposições interativas, como a “Food and the Drought”, “The Buzz on Bees”, “Diversity on Your Plate”, and “Food Labels”. Cada exposição inclui atividades envolventes para todas as idades. A CUESA monta o Food Shed na entrada sul do Ferry Plaza Farmers Market todos os sábados das 9h às 13h.

2.             Programas de Educação de Baixo Custo

 

2.1.        Aulas de habilidades de cozinha

A CUESA oferece uma aula prática quase todos os meses. Ela se concentra nas técnicas de preservação e preparação de comida do tipo “faça você mesmo”, tais como a produção de iogurte, métodos de conservação de comida e corte de carnes e, muitas vezes, as técnicas coincidem com o tema da celebração sazonal daquele mês. As aulas são oferecidas por um preço razoável e geralmente incluem um kit inicial.

 

2.2.        Visitas Agrícolas

O aprendizado sobre de onde vem o alimento consumido é realizado através de uma visita ao local de produção. Todos os anos, na primavera, verão e outono, a CUESA oferece cerca de seis excursões de dia inteiro para explorar as fazendas e instalações de vendedores do Ferry Plaza Farmers Market. Através do programa de turismo do CUESA, os participantes vêem, provam e aprendem sobre a sua comida de primeira mão, guiados pelos agricultores e pelos próprios artesãos. A maioria dos passeios têm duas paradas, alguns incluem experiências práticas (como aulas de habilidades de cozinha e colheita) e todos incluem um delicioso almoço agradável na fazenda.

 

2.3.        Palestras sobre sustentabilidade

A CUESA hospeda palestras noturnas ocasionais e painéis de discussão dentro do Ferry Building. Alguns dos oradores que já participaram foram Michael Pollan, Marion Nestle, e Vandana Shiva. As palestras abrangem questões pertinentes sobre o sistema alimentar, tais como a agricultura em uma época de mudanças climáticas, a pecuária humana e a ascensão da agricultura urbana em todo o país.

3             Programas de Educação para os Jovens

 

3.1.        Schoolyard to Market

Schoolyard to Market, um programa de desenvolvimento de jovens e empreendedorismo, dá aos alunos do ensino médio a oportunidade de plantar e produzir mudas de vegetais em suas hortas escolares e vendê-las no Ferry Plaza Farmers Market. Os alunos aprendem sobre jardinagem, sustentabilidade e nutrição e adquirem habilidades valiosas de trabalho em negócios, marketing e vendas. Atualmente esse programa é realizado em três escolas públicas de San Francisco.

 

3.2.        Kids Foodwise

Oferecido em dias de semana nos seus mercados às classes de ensino fundamental públicas, o programa Foodwise Kids da CUESA inclui uma atividade de introdução ao mercado dos fazendeiros e atividades de aprendizagem seguidas de uma aula de culinária com ingredientes que os alunos adquirem no mercado.

Alguns resultados de 2012:

  • 186 pessoas participaram de tours nas áreas agrícolas
  • 396 estudantes participaram do programa Foodwise Kids
  • 373 membros do programa Chef Shopping
  • 123 voluntários e estagiários totalizaram 4.244 horas envolvidos no programa
  • 103 plantas foram cultivadas por alunos do ensino médio que participaram do Schoolyard to Market
  • 25% dos vendedores obtêm mais de 50% de suas receitas através do Ferry Plaza Farmers Market

A prática poderia ser replicada no Brasil e contribuiria tanto para que produtores rurais melhorassem sua produção e comercialização, com práticas sustentáveis de plantio e colheita, bem como ambiente adequado e favorável à ao comércio de seus produtos, quanto para que consumidores urbanos se alimentassem de forma mais saudável, com o consumo e a manipulação de alimentos diversificados e de qualidade, produzidos de forma sustentável, o que também contribuiria para questões relativas à sustentabilidade.

Visitas a áreas agrícolas e produções rurais, aulas práticas sobre plantio e colheita, bem como aulas de culinária e palestras sobre sustentabilidade contribuiriam para conscientizar produtores e consumidores sobre a importância e os benefícios de práticas agrícolas sustentáveis e saudáveis para os indivíduos e também para o meio ambiente.