Escolas Verdes

Projeto visa levar a sustentabilidade para dentro das escolas voltando a própria escola a uma conduta sustentável.

O programa Escolas Verdes, nascido em 2007, em Mansfield, nos Estados Unidos, tende a levar a sustentabilidade para dentro das escolas voltando a própria escola a uma conduta sustentável. Para que uma escola se torne verde, ela necessita ter alguns aspectos, como economizar energia e recursos naturais; economizar dinheiro do contribuinte; melhorar a qualidade do ar interior; remover materiais tóxicos a partir de lugares onde as crianças aprendem e brincam; empregar estratégias de iluminação natural e melhorar a acústica das salas de aula; empregar compras sustentáveis e práticas de limpeza verdes; melhorar a literatura ambiental nos alunos; diminuir o consumo de água municipal e tratamentos de águas residuais; encorajar os esforços de gestão de resíduos para beneficiar a comunidade local e região; conservar a água potável e ajudar a gerenciar escoamento de águas pluviais; incentivar a reciclagem; promover a proteção do habitat; reduzir a demanda sobre os aterros locais; entre outros aspectos.

Prática: Green Schools

Instituições:

  • Proponente: National Society Green Schools
  • Executora: National Society Green Schools
  • Parceira(s): Eco- Schools USA; Alliance for Climate Education (ACE); The Center for Green Schools at the US Green Building Council (USGBC); Green Cup Challenge; Planet Aid; The Wild Center and Adirondack Youth Climate Summits; Cut the RED Tape Project.

Público-alvo: Crianças de 2 -12 anos de idade.

Escopo Geográfico: Estados Unidos da América

Referência Temporal:

Fundada em 2007.

Escolas Verdes é inteiramente dedicado à promoção da literatura ambiental e instrução de crianças entre 2 e 12 anos de idade. O professor Paul Sears de Estudos e Políticas Ambientais na Oberlin College é um educador ambiental de renome mundial que diz: “assim como leitura torna-se uma segunda natureza para aqueles que são alfabetizados, interpretar e agir para o ambiente ideal seria se tornar uma segunda natureza para o cidadão ambientalmente instruído”, filosofia que é base do programa.

O desenvolvimento de cada temática é específica para cada tipo de necessidade das escolas que pretendem se tornar Escolas Verdes. Dessa forma, as temáticas trabalhadas envolvem os temas:

  • Como escolhas diárias dos produtos e serviços podem impactar o meio ambiente.
  • Conservação e consumo sustentável dos recursos naturais.
  • A importância da gestão de resíduos, reciclagem, compostagem e reutilização. Os serviços dos ecossistemas, incluindo água potável, ar puro, polinização, energia limpa e solo saudável.
  • Criação de hortas escolares da comunidade e apoio a explorações locais e serviços de alimentação.

Ensinar os alunos sobre como tomar medidas apropriadas de sustentabilidade.

Desde a implementação do projeto, em 2007, foram mais de 500 alunos embaixadores do projeto, 5.000 escolas inseridas por meio da educação ambiental, 10.000 horas de serviço ambiental ativos, 500.000 alunos em todo o país e 1 milhão de pessoas engajadas através das mídias sociais

Esse tipo de execução torna-se passível de realização no Brasil, sendo imprescindível em locais de imensa devastação ambiental. A consciência ambiental no crescimento educacional do indivíduo gera repercussão positiva e efetiva na formação do profissional a partir da educação do primeiro grau. Sua aplicação é viável desde que em parceria com entidades governamentais e não- governamentais e empresas engajadas com sustentabilidade que queiram contribuir, com o desenvolvimento sustentável do país.