DCI – capital intelectual, competitividade e sustentabilidade empresarial

Metologia que associa pessoas a metas, processos e resultados em prol do desenvolvimento organizacional

A maioria das empresas europeias concordam que o conhecimento é um fator de produção e, como tal, está se tornando cada vez mais importante para garantir a competitividade e sustentabilidade das empresas no continente. Neste contexto, a administração do chamado “Capital Intelectual” torna-se cada vez mais importante para as organizações que vivenciam a “Sociedade do Conhecimento e da Informação”.

Sabendo disso, o Instituto Fraunhofer para Sistemas de Produção e Tecnologia de Design criou a prática que oferece a metodologia “Declaração de Capital Intelectual” (DCI) – instrumento de gestão estratégica que mostra como esse capital está ligado às metas, aos processos internos e ao sucesso dos negócios de uma empresa. Assim é possível identificar os pontos que demandam mudanças e reavaliações e contribuir para o desenvolvimento da organização.

Nome: Declaração de Capital Intelectual (DCI)

Proponente: Instituto Fraunhofer

Setor/Segmento: Multissetorial

Contexto Geográfico: Toda a Europa

Referência Temporal: 2004

É entendimento comum para a maioria das empresas europeias que o conhecimento é um fator de produção e, como tal, a gestão do capital intelectual torna-se cada vez mais importante para as organizações, por determinar sua competitividade e sustentabilidade.

A Declaração de Capital Intelectual (DCI) consiste em instrumento de gestão estratégica que mostra como esse capital está ligado às metas, aos processos internos e ao sucesso dos negócios de uma empresa, permitindo identificar os pontos que demandam mudanças e reavaliações, contribuindo para o desenvolvimento da organização.

A Declaração de Capital Intelectual (DCI) é baseada em experiências internacionais e tem tido ampla disseminação em todo o continente europeu. A metodologia foi testada em 2004 em 14 empresas. A partir dessa data, centenas de empresas alemãs já a adotaram, inclusive no Brasil, onde a Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP) a utiliza na capacitação de empresas associadas, tendo contribuído para o desenvolvimento de 40 delas em 2012. Assim, desde 2010, foi implementada em mais de 350 micro e pequenas empresas, assim como em importantes corporações na região.

Ter uma metodologia que possa auxiliar os empreendedores a avaliar, criar parâmetros de gestão e melhorar pontos críticos, minimiza as incertezas e promove o desenvolvimento dos negócios de forma consistente. A Declaração de Capital Intelectual (DCI) abre a possibilidade de crescimento pela ótica do diagnóstico e de um planejamento baseado em recursos tangíveis e intangíveis da empresa.

Baixe aqui o resumo da “Prática” no formato PDF

Link externo para DCI – capital intelectual, competitividade e sustentabilidade empresarial