CompeteFor – aproximação entre empresas

Plataforma digital de negócio a negócio (B2B) que aproxima compradores e fornecedores no Reino Unido

Originalmente, a CompeteFor foi desenhada para assegurar o acesso e a transparência de oportunidades logísticas, além de maximizar a diversidade empresarial e criar um legado de maior qualificação e expertise, para as olimpíadas londrinas de 2012.

Pelo sucesso e eficiência alcançados, a plataforma de negócio a negócio (B2B) expandiu-se a passou a atuar na aproximação entre compradores e potenciais fornecedores por meio da divulgação de editais de contratações para o suprimento de diversos produtos e serviços para determinados projetos.

Nome: CompeteFor

Proponente:  Agência de Desenvolvimento de Londres (LDA – London Development Agency, extinta) e Rede Empresarial de Londres (London Business Network)

A Autoridade da Grande Londres (GLA – Greater London Authority), que engloba a Empresa de Transporte de Londres (TfL –Transport for London), absorveu algumas das antigas funções de sua subsidiária, a LDA, inclusive a execução da plataforma CompeteFor. No entanto, a administração do portal é realizada pela empresa Bip Solutions, em nome da TfL.

Setor/Segmento: Governo

Contexto Geográfico: Reino Unido

Referência Temporal: 2012

A CompeteFor foi criada para auxiliar negócios a compreender, avaliar e se engajar nas oportunidades advindas dos Jogos Olímpicos de Londres 2012.

Atualmente serve como ponto de aproximação entre a comunidade empresarial (fornecedores) e as oportunidades comerciais de organizações do setor público e grandes projetos de infraestrutura ao redor do Reino Unido (compradores).

Trata-se de um site, de participação voluntária, em que fornecedores e compradores se cadastram para acessar as informações sobre oferta e demanda, considerando as etapas de aquisição, volume, requisitos (técnicos, legais, operacionais) e condições de entrega. As oportunidades são listadas de acordo com lógica de cadeia de suprimentos, em que há níveis diferentes de fornecimento (empresas âncoras, fornecedores principais, secundários, terciários, e assim por diante) e o serviço é gratuito.

O principal indicador de sucesso da plataforma foi sua permanência enquanto mecanismo de aproximação empresarial após a realização dos Jogos Olímpicos.

Também merecem destaques os seguintes resultados:

  • Mais de 170 mil empresas registradas no portal;
  • Mais de 13 mil oportunidades de negócios foram disponibilizadas;
  • Aproximadamente 75% dos contratos realizados com fornecedores registrados na plataforma foram com negócios que se declararam como pequena ou média empresa e;
  • Todas as regiões do Reino Unido obtiveram contratos, sendo que aproximadamente dois terços destes foram realizados com fornecedores localizados fora de Londres.

No Brasil, por meio do Sebrae, identificou-se a relevância de iniciativa semelhante no contexto da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016.

Criou-se, assim, a ferramenta Central de Oportunidades, no âmbito do Programa Sebrae 2014, voltado a apoiar micro e pequenas empresas e empreendedores individuais a se tornarem mais competitivos com as oportunidades oferecidas pelos megaeventos desportivos a serem realizados no país.

O Sebrae integrou a Central de Oportunidades a projeto de inteligência comercial internacional em conjunto com a plataforma norte-americana SBDCGlobal.com, fator que lhe permite servir como instrumento dentro de estratégia maior de aproximação comercial e fortalecimento econômico local.

Baixe aqui o resumo da “Prática” no formato PDF

Link externo para CompeteFor – aproximação entre empresas