Acumen Fund

A Acumen Fund arrecada doações de caridade para investir em empresas, líderes e ideias que estão mudando a maneira como o mundo aborda a pobreza.

Como uma organização sem fins lucrativos, a Acumen Fund arrecada doações de caridade que a possibilita fazer investimentos de dívida de longo prazo ou de capital próprio em empresas em estágio inicial, fornecendo acesso a cuidados de saúde, água, habitação, energia alternativa ou insumos agrícolas para os clientes de baixa renda.

A organização preenche a lacuna existente entre a eficiência e a escala de abordagens baseadas no mercado e o impacto social de pura filantropia por meio do capital paciente. Este é acompanhado por uma ampla gama de serviços de apoio à gestão, fomentando o escalonamento da empresa. A organização, ao investir capital paciente, não tem como objetivo buscar retornos elevados, mas sim impulsionar a criação de empresas que melhoram a capacidade dos pobres de viver com dignidade.

Prática: Acumen Fund

Instituições:

  • Proponente: Acumen Fund
  • Executora: Acumen Fund
  • Parceira(s): Unilever, Dow, Google, Charitable Foundation Cartier, Cisco, Goldman Sachs, Fossil, SAP, Reckitt Benckiser, GE, Select Equity, Tiffany & Co., Barclays, ABRAAJ, Citi, Salvatore Ferragano.

Público-alvo: empresas, pessoas e ideias que oferecem novas maneiras de abordar a questão da pobreza.

Escopo Geográfico: Índia, Paquistão, África Oriental, África Ocidental e América Latina.

Referência Temporal:

  • Fundada em 2001.

A empresa foi fundada com o objetivo de transformar o mundo da filantropia, olhando para todos os seres humanos não como estranhos distantes, mas como membros de uma única comunidade, global, onde todos teriam a oportunidade de construir uma vida com dignidade.

A organização surgiu com a ideia de não apenas fazer doações, mas também investir em empresários que tivessem a capacidade de trazer soluções sustentáveis para os grandes problemas da pobreza. A Acumen Fund tem como objetivo criar um fundo de capital de risco para os pobres, apoiado por uma comunidade global de filantropos dispostos a apostar em uma nova abordagem.

Para Acumen, capital paciente é entendida como uma dívida ou um investimento de capital em uma empresa em estágio inicial, fornecendo aos consumidores de baixa renda acesso a cuidados de saúde, água, habitação, energia alternativa ou insumos agrícolas. Os compromissos típicos de capital paciente situam-se em um intervalo de $ 300.000 a US $ 2.500.000 em capital próprio ou dívida com retorno ou saída em cerca de sete a dez anos.

 

A Acumen Fund atua nos seguintes setores:

  • Agricultura – Os investimentos agrícolas abrangem inovações como as variedades de sementes híbridas, o acesso ao financiamento para os pequenos agricultores, acesso à tecnologia móvel para garantir que os agricultores recebam remuneração justa para as suas culturas, entre outras.
  • Educação – A organização se concentra em serviços de educação e de formação profissional para os clientes de baixa renda. Ao investir em um portfólio de soluções que abordam educação, auxiliam a fechar a lacuna entre o acesso, qualidade e acessibilidade, para gerar caminhos para milhões de pessoas saírem da pobreza.
  • Energia – As empresas em que a Acumen Fund investe, que estão afetando dezenas de milhões de vidas, são inovadores em energia solar portátil, energia distribuída para as comunidades rurais, fogões limpos, sistemas de biogaseificação, entre outros.
  • Saúde – O portfólio na área da saúde suporta uma gama de soluções que fornecem produtos e serviços de saúde para clientes de baixa renda, desde serviços de ambulância de emergência acessíveis até educação em saúde, saúde ocular viável e seguro de saúde para as famílias.
  • Moradia – A Acumen Fund investe em empresas escaláveis e sustentáveis que focam em oferta e financiamento para habitação. Exemplos incluem habitação para pessoas de baixa renda, microcrédito para mulheres e formalização dos direitos à terra para os pobres.
  • Água – Os investimentos em água e saneamento abrangem desde quiosques de água potável seguros até serviços de distribuição de água e banheiros pagos a preços acessíveis nas favelas.

Alguns desdobramentos dos investimentos:

 

Água: WaterHealth International

  • Em 2004, a Acumen investiu US $ 600.000 em WaterHealth International, uma empresa que leva água potável para os indianos rurais de uma forma financeiramente sustentável.
    • Três anos depois do investimento inicial, a WHI arrecadou US $ 11 milhões em capital privado e estavam falando com os bancos sobre um financiamento de 20 sistemas adicionais. Atualmente, a WHI já desenvolveu mais de 500 sistemas em todo o mundo que dão acesso à água potável para mais de cinco milhões de pessoas, e eles ainda estão crescendo. Com mais de 30 milhões de dólares arrecadados, agora, esta é uma empresa que alavancou um poderoso modelo de negócio, uma liderança dedicada e acesso a capital paciente, para criar uma nova abordagem inovadora para enfrentar os desafios globais da água.

Educação: Ignis Carrers

  • O maior desafio na educação infantil da Índia é sua qualidade inferior. Uma vez que possuir proficiência em inglês é um fator determinante para obter acesso a oportunidades escolares (ensino médio) e profissionais, a Ignis Careers lançou um programa de treinamento na língua inglesa. O programa também incorpora treinamentos abrangentes e apoio contínuo para professores, para garantir que o programa seja seguido efetivamente. Considerando que as condições financeiras das escolas são baixas, o programa é oferecido por menos de 1 dólar por mês por criança.
    • Lançado em 2015, o programa já impactou mais de 28 mil alunos e 1.000 professores, e projeta-se que alcance mais de 122.000 alunos e 4.000 professores nos próximos cinco anos. Total investido: 250 mil dólares.

Agricultura: KZ Noir

  • A safra do café é importante para Ruanda, já que representa 35% das receitas de exportação e que 20% da população de lá depende da indústria do café para sua renda. Cafés especiais são vistos como um pilar para o crescimento econômico de Ruanda e 184 estações de lavagem foram construídas para produzi-los, mas a maioria delas opera com menos de 50% de sua capacidade. A KZ Noir fornece treinamentos agrônomos para melhorar a qualidade e o cultivo dos agricultores.
    • A KZ Noir fornece atualmente um mercado para 15.000 agricultores de pequeno porte. Com o investimento da Acumen de USD 1,2 milhões, esse número aumenta para 25.000 agricultores.

Iniciativas como a da Acumen Fund teriam um impacto positivo no Brasil, pois visam investir em empresas que trabalham em diversas áreas deficitárias, com o objetivo de melhorar as condições de vida das pessoas de baixa renda. Atualmente, a situação de pobreza no Brasil é preocupante, e investimentos em setores como agricultura, saúde, água, habitação e energia alternativa seriam de grande importância.