O nome da organização significa “Invenção”, em Hindi. A grande inovação da Aavishkaar é a adoção de uma metodologia de capital de risco para servir ao segmento de mercado de baixa renda com a criação de empreendimentos expansíveis.
A equipe fundadora da Aavishkaar enfrentou o desafio de modificar a metodologia de investimento seguida no Vale do Silício, visto que o financiamento lá tipicamente possui foco em novas tecnologias e avanços na propriedade intelectual. Já a Aavishkaar, na Índia, teve de adaptá-lo para uma abordagem mais tradicional, investindo em locais rurais e no interior com uma clientela alvo que possui menor renda.
Para garantir retornos razoáveis aos investidores, a Aavishkaar, que possui capital e recursos limitados, busca empresas startups espalhadas em regiões subdesenvolvidas e investe nelas pequenas quantias de capital.
Prática: Aavishkaar(Invenção)
Instituições:
- Proponente: Aavishkaar
- Executora: Aavishkaar
- Parceira(s):
Público-alvo: Empreendedores
Escopo Geográfico: Índia
Referência Temporal:
- Fundada em 2001.
A Aavishkaar é impulsionada pela crença de que uma abordagem de desenvolvimento baseada no empreendimento pode melhorar os meios de subsistência e reduzir as vulnerabilidades para a população de baixa renda.
A Aavishkaar trouxe três inovações importantes para o investimento de capital de risco:
- Trocar o risco de investimento de tecnologia e inovação de produtos para a inovação na execução: isso possibilitou concentrar-se nas necessidades das pessoas e aumentou a taxa de sucesso no nível empresarial, apesar do alto risco percebido de investir em estágios iniciais e da dispersão geográfica.
- Redefinir os parâmetros de grande sucesso: um retorno de 5 a 10 vezes do capital investido, em vez de um retorno de 100 vezes.
- Identificar gestores de investimento jovens e experientes movidos pela paixão, reconhecimento social e pela realização no trabalho, remunerando-os de uma forma equitativa e não-hierárquica, construindo, assim, uma grande equipe.
A estratégia da empresa consiste em agir em três focos:
- Apoio: identificar e apoiar os empresários com o fornecimento de capital em vários estágios de crescimento por meio do que é hoje conhecido como a “estratégica de semear, cultivar e colher”.
- Construção: construir um ecossistema no país onde opera e que estimule o movimento de incubação, inovação, exploração e estímulo de empresários para atrair capital de risco e comercial nas suas empresas.
- Geração: gerar saídas responsáveis em momento oportuno a partir destes negócios altamente escaláveis e impactantes e proporcionar retorno comercial aos seus investidores.
A meta da organização é de, em 10 anos, investir em 300 empresas startups em economias emergentes com populações significativas de baixa renda, nutrir talentos empresariais locais latentes e promover o desenvolvimento baseado no empreendimento, ajudando-os, assim, a alcançar um crescimento econômico sustentável e equitativo. Para alcançar esses objetivos, a Aavishkaar pretende levantar US $ 1,0 bilhões nos próximos dez anos.
Resultados alcançados até 2014
- 17.058.971 beneficiários
- Acesso à água: 2.601.600
- Acesso a serviços de saúde de qualidade e baixo custo: 419.752
- Acesso ao saneamento: 120.000
- Acesso a produtos que poupam energia: 764.501
- Acesso à educação de qualidade: 572.798
- Acesso a economias para produtores rurais: 1.567.747
- Acesso a serviços financeiros: 10.948.768
- Acesso a condições normais de vida: 27.806
Embora a população no Brasil não seja tão pobre nem tão numerosa como na Índia, grande parcela dela encontra-se em meio rural e não é assistida com programas de empreendedorismo. A utilização dessa abordagem poderia ser uma solução para o agro-business.