Aavishkaar

Organização que tem como objetivo catalisar o desenvolvimento de regiões carentes na Índia, por meio da identificação, capitalização e auxílio a empreendedores.

O nome da organização significa “Invenção”, em Hindi. A grande inovação da Aavishkaar é a adoção de uma metodologia de capital de risco para servir ao segmento de mercado de baixa renda com a criação de empreendimentos expansíveis.

A equipe fundadora da Aavishkaar enfrentou o desafio de modificar a metodologia de investimento seguida no Vale do Silício, visto que o financiamento lá tipicamente possui foco em novas tecnologias e avanços na propriedade intelectual. Já a Aavishkaar, na Índia, teve de adaptá-lo para uma abordagem mais tradicional, investindo em locais rurais e no interior com uma clientela alvo que possui menor renda.

Para garantir retornos razoáveis aos investidores, a Aavishkaar, que possui capital e recursos limitados, busca empresas startups espalhadas em regiões subdesenvolvidas e investe nelas pequenas quantias de capital.

Prática: Aavishkaar(Invenção)

Instituições:

  • Proponente: Aavishkaar
  • Executora: Aavishkaar
  • Parceira(s):

Público-alvo: Empreendedores

Escopo Geográfico: Índia

Referência Temporal:

  • Fundada em 2001.

A Aavishkaar é impulsionada pela crença de que uma abordagem de desenvolvimento baseada no empreendimento pode melhorar os meios de subsistência e reduzir as vulnerabilidades para a população de baixa renda.

A Aavishkaar trouxe três inovações importantes para o investimento de capital de risco:

  • Trocar o risco de investimento de tecnologia e inovação de produtos para a inovação na execução: isso possibilitou concentrar-se nas necessidades das pessoas e aumentou a taxa de sucesso no nível empresarial, apesar do alto risco percebido de investir em estágios iniciais e da dispersão geográfica.
  • Redefinir os parâmetros de grande sucesso: um retorno de 5 a 10 vezes do capital investido, em vez de um retorno de 100 vezes.
  • Identificar gestores de investimento jovens e experientes movidos pela paixão, reconhecimento social e pela realização no trabalho, remunerando-os de uma forma equitativa e não-hierárquica, construindo, assim, uma grande equipe.

 

A estratégia da empresa consiste em agir em três focos:

  • Apoio: identificar e apoiar os empresários com o fornecimento de capital em vários estágios de crescimento por meio do que é hoje conhecido como a “estratégica de semear, cultivar e colher”.
  • Construção: construir um ecossistema no país onde opera e que estimule o movimento de incubação, inovação, exploração e estímulo de empresários para atrair capital de risco e comercial nas suas empresas.
  • Geração: gerar saídas responsáveis em momento oportuno a partir destes negócios altamente escaláveis e impactantes e proporcionar retorno comercial aos seus investidores.

A meta da organização é de, em 10 anos, investir em 300 empresas startups em economias emergentes com populações significativas de baixa renda, nutrir talentos empresariais locais latentes e promover o desenvolvimento baseado no empreendimento, ajudando-os, assim, a alcançar um crescimento econômico sustentável e equitativo. Para alcançar esses objetivos, a Aavishkaar pretende levantar US $ 1,0 bilhões nos próximos dez anos.

 

Resultados alcançados até 2014

  • 17.058.971 beneficiários
    • Acesso à água: 2.601.600
    • Acesso a serviços de saúde de qualidade e baixo custo: 419.752
    • Acesso ao saneamento: 120.000
    • Acesso a produtos que poupam energia: 764.501
    • Acesso à educação de qualidade: 572.798
    • Acesso a economias para produtores rurais: 1.567.747
    • Acesso a serviços financeiros: 10.948.768
    • Acesso a condições normais de vida: 27.806

Embora a população no Brasil não seja tão pobre nem tão numerosa como na Índia, grande parcela dela encontra-se em meio rural e não é assistida com programas de empreendedorismo. A utilização dessa abordagem poderia ser uma solução para o agro-business.