XII WORKSHOP EmprendeSUR

O XII Workshop Red EmprendeSUR: Empreendedorismo e Inovação na América Latina acontecerá entre os dias 17 e 19 de outubro, na cidade de Bucaramanga, na Colômbia.

Realizado pela Rede de Empreendedorismo e Inovação na América Latina (EmprendeSUR), o Workshop tem por objetivo promover a troca de experiências e boas práticas sobre empreendedorismo e inovação na região latino-americana.

O evento acontecerá no Auditório Mayor UDES, no Campus Lagos del Cacique da Universidade de Santander, na Colômbia.

A Rede de Empreendedorismo e Inovação na América Latina (EmprendeSUR), fundada em 2004, reúne hoje mais de 400 acadêmicos e profissionais que buscam com estima ajudar a consolidar a sua própria visão sobre empreendedorismo e inovação, com base em contextos territoriais, econômicas social e cultural da America Latina, para contribuir para a solidariedade e desenvolvimento sustentável de nossos povos.

Foi-se então consolidada a Oficina EmprendeSUR como um fórum para intercâmbio de melhores práticas em matéria de empreendedorismo e inovação na região latino-americana e tem onze versões anteriores feitas em diferentes países.

 Os Membros do Comitê Acadêmico desta edição serão os seguintes:
CM-01CM-02CM-03CM-04CM-05
CM-06CM-07CM-08CM-09CM-10
CM-11CM-12CM-13CM-14
Informações importantes para Autores:
  • Data limite para envio de Propostas de trabalho: 10 de agosto de 2018
  • Resultado da avaliação do Comitê Acadêmico: 20 de agosto de 2018
  • Confirmação da participação de Autores no XII Workshop: 30 de agosto de 2018
  • Envio dos trabalhos em sua forma final: 15 de setembro de 2018

Convite

  • O convite para apresentar trabalhos é dirigido a todos os acadêmicos universitários, educadores, empresários, funcionários do setor público (regional, nacional e local), gestores de agências privadas e organizações empresariais comprometidas com o desenvolvimento da inovação e do empreendedorismo em qualquer setor. seus respectivos países.

Eixos Temáticos

  • O Comitê Acadêmico informará os autores sobre a aceitação ou rejeição de seu trabalho nas datas agendadas. A lista final de trabalhos aceitos será publicada no site do XII Workshop da Rede EmprendeSUR na data da notificação.
  • O Programa Acadêmico será publicado no site do XII Workshop da Rede EmprendeSUR, indicando a data e horário de apresentação dos trabalhos por seus autores.

Pautas para a apresentação de trabalhos

1. O Workshop é concebido como a oportunidade de apresentar, discutir e refletir sobre experiências inovadoras realizadas nos países da América Latina e do Caribe – com ênfase tanto no impacto institucional quanto no meio ambiente e nas boas práticas que possam surgir – os campos da educação e formação de empresários, instituições públicas e privadas para o apoio e promoção do empreendedorismo e inovação, bem como a pesquisa associada a estas experiências.

2. Comprimento máximo de 25 páginas, incluindo anexos e bibliografia.

3. O formato dos artigos deve ser: tamanho da letra, editor de texto do Word para o Windows 6.0 ou posterior, todas as margens de 2,5 cm, fonte Times New Roman 12, com espaçamento entre linhas de 1,5. Não deixe espaço entre os parágrafos. Sangria de 1,25.

4. A primeira página deve conter o título do trabalho (máximo de 10 palavras); a sessão temática em que é apresentada; os nomes completos dos autores (e abaixo indicando o maior grau acadêmico obtido, cargo, instituição, cidade, país e e-mail); resumo em espanhol ou português conforme apropriado e em inglês (máximo de 140 palavras) e no máximo 5 palavras-chave.

5. O resumo deve explicar claramente: os objetivos do trabalho, o desenvolvimento do tema e os principais resultados.

6. As obras devem ter a seguinte estrutura geral:

6.1 Resumo
6.2 Introdução
6.3 Fundação
6.4 Metodologia utilizada
6.5 Desenvolvimento
6.6 Principais resultados
6.7 Discussão e Conclusões
6.8 Recomendação de boas práticas
6.9 Bibliografia (apenas a mencionada no trabalho)
6.10 Anexos

7. As referências bibliográficas devem ser citadas no texto com o sistema autor-ano. As referências bibliográficas completas devem ser apresentadas em ordem alfabética no final do texto, de acordo com as normas da APA (American Psychological Association).

8. O Comitê Acadêmico atribuirá importância especial ao interesse pela área temática, à originalidade da apresentação e ao processo desenvolvido.

9. A data máxima de envio é 10 de agosto de 2018 através do email: workshop@udes.edu.co

10. O resultado da avaliação do Comitê Acadêmico será comunicado aos autores o mais tardar em 20 de agosto de 2018.

11. Os trabalhos podem ser aceitos, aceitos com observações ou rejeitados.

12. Os autores terão até o dia 30 de agosto de 2018 para confirmar sua participação no XII Workshop.

13. O prazo para o envio do trabalho em sua forma final expira em 15 de setembro de 2018.

14. Somente os trabalhos que forem apresentados no XII Workshop por algum dos autores serão publicados nos Anais do evento.

15. Os trabalhos devem ser apresentados por um máximo de 3 autores.

16. Ao apresentar uma obra, o (s) autor (es) é delegado (s) à Universidade de Santander a licença para reproduzir seu conteúdo, e é publicado de forma completa, abreviada ou editada no site da EmprendeSUR, em qualquer meio suporte digital ou em documentos impressos.

Pautas para a apresentação de Pôsteres

Os trabalhos serão organizados em dois eixos temáticos:

-Educação para empreendedorismo e inovação
-Promover e apoiar o empreendedorismo e a inovação

1. Existe a possibilidade de apresentar experiências atualmente em desenvolvimento nos países da América Latina e do Caribe nos campos da educação e formação de empresários e instituições públicas e privadas para o apoio e promoção do empreendedorismo e da inovação em forma de cartazes.

2. Os autores dos pôsteres devem enviar um resumo de no máximo 500 palavras, arial 12.

3. O resumo deve explicar claramente: os objetivos do trabalho, o desenvolvimento do tema e os principais avanços.

4. A data máxima de envio é 15 de julho de 2018 através do email: workshop@udes.edu.co

5. O resultado da avaliação do Comitê Acadêmico será comunicado aos autores até 15 de agosto de 2018, o mais tardar.

6. Os pôsteres podem ser aceitos ou rejeitados.

7. Os autores terão até o dia 30 de agosto de 2018 para confirmar sua participação no XII Workshop.

8. O prazo para o envio do pôster em sua forma final expira em 15 de setembro de 2018.

9. Os pôsteres devem ser apresentados no XII Workshop por um dos autores.

10. Regras para a exposição de cartazes:

• Tamanho do pôster: 1,40 m de altura x 0,90 m de largura, com posicionamento vertical. O pôster será enquadrado em um painel de 2,40 metros de altura x 1,00 metros de largura.

• Conteúdo do pôster:
– Título: Escrito em letras com um tamanho mínimo de 1,5 cm de altura.
– Autores: Nomes escritos em letras com tamanho mínimo de 1,0 cm. Um email deve ser incluído para contato.
– Instituição: Seu nome deve ser escrito em letras com um tamanho mínimo de 1,0 cm de altura. O endereço físico e o endereço eletrônico devem ser incluídos. Sugere-se incluir o logotipo da instituição.
– Introdução: escrito em letras com um tamanho mínimo de 0,8 cm de altura para letras maiúsculas e 0,6 cm para letras minúsculas. Deve ser limitado às informações mais importantes que merecem destaque.
– Descrição da Experiência em desenvolvimento: Você deve ter as mesmas considerações da Introdução.
– Principais avanços: Você deve ter as mesmas considerações que para a Introdução.

• Conteúdo opcional:
– Fotografias: Devem ser ampliadas e de preferência coloridas, com boa qualidade de impressão. As legendas devem ser incluídas na parte inferior delas.

• Sugestões aos autores:
– Use plotter, tipo de banner.
– Imprima em alta qualidade, de forma que o pôster seja legível a uma distância mínima de 2 mt.
– Use papel brilhante.
– Traga um kit que facilita a instalação do cartaz e inclui cola, fita, régua, tesoura, etc.

11. Os pôsteres devem ser apresentados por no máximo 3 autores.

Agenda

de 16 a 19 de outubro de 2018 (de terça a sexta-feira)

*Agenda sujeita à mudanças

credenciamento de 14:00 às 17:00

 

Contatos diretos e links importantes

 

Comitê organizador local

Wilmar Lizarazo Jerez

wlizarazo@udes.edu.co

Tel. +(057) 6516500 Ext. 1491

 

Lázaro Tobón Vallejo

la.tobon@mail.udes.edu.co

 

Lina María Torres

Lina.Torres@udes.edu.co

 

Humberto Márquez Pinilla

hmarquez@udes.edu.co

 

Diana Flórez

diana.florez@camaradirecta.co

 

Comitê diretor do EmprendeSur

Dr. Pedro Vera Castillo

Presidente

pvera@udec.cl

Lic. Pablo Sela

Vicepresidente

pablosj@gmail.com

Mg. Andrés Mauricio Higuita Palacio

Vicepresidente

Mauro.higuita2012@gmail.com

Dr. Bezamat de Souza Neto

Vicepresidente

bezamat@ufsj.edu.br

Sites Oficiais

http://workshop.udes.edu.co/

http://emprendesur.net/

http://www.udes.edu.co/

Correo: workshop@udes.edu.co

 

Universidad de Santander – Campus Universitario Lagos del Cacique, calle 70 No 55-210 Bucaramanga.