Empreendedores na América Latina

empreendedores na Am. LatinaA publicação do Banco Interamericano de Desenvolvimento traz informações sobre  pesquisa sobre empreendedores e seus respectivos negócios, em nove países da América Latina, com o objetivo de definir diferentes tipos de empreendedores existentes na região. Os países analisados foram: Brasil, Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador, Panamá, Peru, Uruguai e Venezuela.

As evidências de outros estudos sobre empreendedorismo demonstram que a atividade empreendedora é comumente associada a maiores níveis de inovação, empregabilidade e produtividade de um país. No entanto, os efeitos do empreendedorismo não são homogêneos.  Em países em desenvolvimento, por exemplo, o tipo mais prevalente de empreendedor são aqueles que estão em atividades empreendedoras devido à necessidade, e não oportunidade. Na América Latina, tornar-se um  trabalhador autônomo é uma válvula de escape para o desemprego.

O relatório aponta que diferentes tipos de empreendedores estão relacionados com diferentes tipos de traços de personalidade e características sociodemográficas. O empreendedor típico latino-americano são, no geral, homens, com antecedentes de pais empreendedores, acesso financeiro e algumas características específicas de personalidade, como: orientação à conquista; capacidade de realizar muitas tarefas ao mesmo tempo; alta tolerância para riscos; e necessidade de autonomia. Quando os países são analisados separadamente, heterogeneidades são encontradas, demonstrando evidências indiretas da relevância de fatores relacionados ao ambiente como determinantes do empreendedorismo, tais como político-institucionais e socioculturais.

 

Serviço

Publicação: Empreendedores na América Latina (Inglês)

Autor: Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)

Ano: dez/2014