Semana Internacional do Café 2013

Este ano a Organização Internacional do Café – OIC, entidade representativa dos países produtores e consumidores de café em nível mundial, completou 50 anos. O Brasil foi escolhido para sediar a comemoração por ser o País maior produtor e exportador mundial e segundo maior consumidor. Em Belo Horizonte, a capital do estado brasileiro maior produtor, foi realizada, de 09 a 13 de setembro, a Semana Internacional do Café, que incluiu, em sua programação, as reuniões ordinárias do Conselho da OIC e a 8ª edição do Espaço Café Brasil.

Delegados de 70 países-membros da Organização (entre embaixadores, ministros, chefes de Estado, secretários de agricultura e representantes da cafeicultura de diversos países) estiveram na capital mineira para discutir a produção, rumos e tendências de mercado, melhoria de qualidade, tecnologias relevantes para o setor e instrumentos financeiros de sustentação do agronegócio café. Os países-membros da OIC representam 97% da produção mundial de café e mais de 80% do consumo do produto.

A escolha da capital mineira reflete o reconhecimento da importância de Minas Gerais e do Brasil no cenário internacional da produção e consumo de café. O Estado é o maior produtor de café no Brasil, responsável por 51,4% da safra nacional.

Nesse sentido, o Sebrae, aproveitando seus projetos na carteira do café, promoveu oito regiões produtoras brasileiras de café (Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia e São Paulo), possibilitando que os empresários se atualizem com relação ao mercado e demandas mundiais, e exponham seus produtos, estabelecendo contatos e canais de comercialização.