Artesanato brasileiro na Expo Milão 2015

Com o objetivo de reposicionar a imagem do artesanato brasileiro no exterior e ampliar o seu mercado consumidor, o Sebrae está viabilizando a participação de mestres artesãos na Expo Milão 2015, uma grande Exposição Universal (Expo) que tem caráter recreativo e educacional, realizada desde 1851 em diferentes países, com o propósito de fomentar o debate sobre temas de relevância internacional. A Expo Milão 2015 funcionará de 1 de maio até o dia 31 de outubro.

O conceito da exposição foi definido pelo Sebrae, que realizou curadoria e aquisição de 116 peças de artesanato diretamente com os artesãos. Para garantir que a montagem será feita de acordo com o planejado, a coordenadora nacional da carteira de artesanato da instituição, Maira Fontenele Santana, acompanhará a montagem da exposição com o objetivo de garantir a qualidade esperada por meio do trabalho minucioso e detalhado.

Realizada a cada cinco anos, a Expo tem expressivo potencial de promoção de negócios internacionais, visto que atrai grande número de participantes de diferentes países. A edição de 2015, a ser realizada em Milão, tem por tema central a alimentação – “Nutrir o planeta, energia para a vida”. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), a produção de alimentos deverá aumentar 60%, até 2050, para atender a demanda de consumo mundial.

O Sebrae considera que, para o fortalecimento do artesanato como negócio é necessário mudar a imagem do artesanato no Brasil e no exterior, ampliando os canais de comercialização. Portanto, a Expo Milão constitui importante oportunidade para legitimar e evidenciar o artesanato brasileiro, reconhecendo a importância que a criatividade tem para o desenvolvimento sustentável do país.

A realização da Exposição de Artesanato Brasileiro na Expo Milão foi viabilizada por meio do Acordo de Cooperação Técnica entre o Sebrae e a Apex-Brasil.