Moda: ações criativas para fortalecimento da competitividade

Trata-se da participação das colaboradoras Lucia Santana Leao Buson e Juliana Ferreira Borges, analistas da Unidade de Atendimento Coletivo Indústria (UACIN) do Sebrae Nacional, na missão técnica internacional para o setor da moda, organizada pelo SENAI/CETIQT, a ser realizada em Milão, na Itália, e Paris, na França, no período de 10 a 21 de fevereiro de 2014.

A missão faz parte do projeto “Moda: Desenvolvimento de ações criativas para fortalecimento da competitividade industrial”, realizado no âmbito do convênio Sebrae/Senai, assinado em 27 de agosto de 2013 para essa finalidade, e cuja gestão está sob a responsabilidade da UACIN.

Dentre os objetivos do projeto, destacam-se: (i) a identificação e a disseminação de informações sobre tendências e movimentos que influenciam no comportamento de consumo do segmento da moda para subsidiar micro e pequenos empresários e empreendedores individuais no planejamento da produção e desenvolvimento de produtos; (ii) a difusão de novos materiais e tecnologias que possam ser aplicados pelas micro e pequenas brasileiras bem como pelos empreendedores individuais; e (iii) o desenvolvimento da capacidade de selecionar informações, adequando-as à realidade brasileira.

Para isso, entre as ações do projeto, encontra-se a realização de pesquisas que resultarão em publicação sobre comportamento e consumo, alinhado às tendências dos segmentos da moda, com foco na realidade dos pequenos negócios da indústria da moda, com vistas a fortalecer a competitividade dos seus produtos por meio do design. Essas pesquisas serão realizadas em campo, no Brasil e no exterior, por técnicos do Senai e do Sebrae.

A primeira pesquisa será realizada durante a missão técnica internacional proposta, cuja agenda inclui a participação nas seguintes feiras:

Milano Única – Salão Italiano de Produtos Têxteis e Acessórios de Vestuário. Milão, Itália, de 11 a 13 de fevereiro.

http://www.milanounica.it/ITA/home.php

Texworld – Feira internacinal de tecidos, acabamentos e acessórios. Paris, França, de 17 a 20 de fevereiro.

http://www.texworld.messefrankfurt.com/paris/en/visitors/abouttexworld.html

Premier Vision – Feira internacional de produtos têxteis. Paris, França, de 18 a 20 de fevereiro.

http://www.premierevision.com/en/Agenda/Our-shows-throughout-the-world

Ressalta-se que a Europa possui uma política fortemente construída para o desenvolvimento da moda, suas fábricas lançam a cada dia novos produtos com agregação de valor e diferencial para o mercado consumidor, e o modelo aplicado pelos franceses e italianos evidencia como a indústria da moda produz mais “significados” que “produtos” propriamente ditos.

Registre-se também que a UACIN atua com a carteira de projetos da moda, assistindo os projetos dos segmentos têxtil e confecção, couro e calçados, gemas e joias. A atuação da carteira nacional tem buscado alinhamento e aderência às necessidades estaduais e prospecção de parcerias que oportunizem saltos de competitividade para os pequenos negócios em todo o Brasil. Portanto, a participação de analistas que atuam nessa carteira é estratégica no sentido de agregação de conhecimentos e vivência oferecidos pela programação proposta.


Imagem: Premier Vision Paris 2014