32ª Conferência Anual do America’s SBDC

Missão Técnica à 32ª Conferência Anual do America’s SBDC, que acontecer no período de 07 a 13 de setembro de 2014 na cidade de Denver, estado norte-americano do Texas. A conferência objetiva o intercâmbio de experiências do Sebrae com a ASBDC – Association of Small Business Development Centers (Associação dos Centros de Desenvolvimento de Pequenas Empresas), à luz do Memorando de Entendimentos assinado pelas duas instituições  em 2012.

Além de representar o Sebrae na Conferência Anual do America’s SBDC, a presente missão visa também captar melhores práticas internacionais e prospectar conhecimentos acerca de experiências bem sucedidas, de modo a aprimorar procedimentos a serem implementados no Sistema Sebrae e também junto aos pequenos negócios brasileiros.

A ASBDC é uma importante entidade congênere do SEBRAE nos EUA, responsável pelo trabalho de assessoria técnica aos pequenos negócios americanos por meio de serviços de consultoria e instrutoria.

Parceria – No dia 11 de setembro de 2012 o SEBRAE assinou um memorando de entendimentos com a Universidade do Texas em San Antonio (UTSA) e com a  ASBDC, durante as atividades do II Inter-American Dialogue of High-Level Authorities Responsible for MSMEs, um evento promovido pela Organização dos Estados Americanos (OEA), em New Orleans, EUA.

Como resultado daquela missão técnica, e aderente ao Memorando de Entendimentos assinado entre o SEBRAE e a ASBDC/EUA, as unidades Acesso a Mercados e Serviços Financeiros (UAMSF), de Atendimento Individual (UAI) e a Assessoria Internacional (UAIN) desenvolveram o projeto denominado “Inteligência Comercial Internacional”. A iniciativa objetiva promover a aproximação comercial entre pequenos negócios assistidos pelo SEBRAE e as empresas atendidas pelo ASBDC GLOBAL nos EUA, México e países parceiros do ASBDC.

Em dezembro de 2013, o projeto contava com a participação de oito estados brasileiros: Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraná e Sergipe. Em fevereiro de 2014, os Sebrae/AM, PA e TO solicitaram autorização para participarem no projeto, que foi aprovada pela DIREX em março deste ano.

As perspectivas para 2014 são de aumento da quantidade de empresas atendidas nos estados, atendendo 300 pequenos negócios. Estão em negociação a adesão dos SEBRAE/SP, RJ, RS e DF.  Além disso, também em junho desse ano foram finalizados os ajustes na plataforma “Central de Oportunidades”, que será disponibilizada em julho para que os UF cadastrem os dados das empresas participantes do projeto.