Rio + 20

Ao longo dos últimos anos, o Sebrae vem desenvolvendo iniciativas orientadas às micro e pequenas empresas para ampliação de oportunidades de negócios derivadas da economia verde. A inauguração do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), em Cuiabá, voltado ao desenvolvimento e intercâmbio de boas práticas e difusão de conhecimento no âmbito de novas tecnologias e negócios verdes; o lançamento de termo de referência em sustentabilidade; e a realização de cursos relacionados à eficiência energética, gestão de resíduos sólidos, entre outros temas relacionados ao eixo sustentabilidade, exemplificam importância conferida ao tema por parte da instituição.

Em face da realização da Rio+20, o Sebrae compreende a importância de se inserir entidades de apoio às micro e pequenas empresas no debate relativo à agenda global voltada ao desenvolvimento sustentável. A implementação de iniciativas como a exibição de fornecedores de tecnologias e oportunidades de negócios verdes, workshops sobre temas relacionados à sustentabilidade no âmbito empresarial e seminários com representantes de instituições comprometidas com o tema caracterizam esforços engendrados pela instituição durante o evento.

O Sebrae esteve presente em quatro espaços dedicados à exposição de seus esforços e soluções aos micro e pequenos empresários em prol do desenvolvimento sustentável, durante a Rio+20. Afora mostra do Sebraetec, destinada à exibição de fornecedores de tecnologias verdes; feira do empreendedor, voltada à apresentação de modelos de negócios sustentáveis e; espaço Sebraede educação, em que empresários puderam realizar cursos relacionados à eficiência energética, gestão de resíduos sólidos, entre outros temas relacionados à sustentabilidade, o Sebrae estruturou estande interativo para exposição de projetos e soluções institucionais em desenvolvimento sustentável.

Assim, ao longo dos dias de evento, o Sebrae recebeu em seus espaços a visita de aproximadamente 40.000 pessoas; cerca de 2.000 clientes foram capacitados e seu Facebook contou com acréscimo de 80.000 seguidores.

Sebrae na Rio + 20 – A atuação da UAIN, em termos específicos, consistiu na construção de banco de boas práticas institucionais de apoio às micro e pequenas empresas em sustentabilidade e de catálogo de práticas empresariais sustentáveis ligadas à eficiência energética, à reciclagem e ao manejo de resíduos sólidos; na exibição de metodologia, objetivos e resultados de projeto de encadeamento produtivo no setor de madeira e móveis em parceria com região de Marche na Itália intitulado Redes de Serviços Tecnológicos (RST) e; na articulação com Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), Organização Internacional do Trabalho (OIT) e Rede Internacional para Pequenas e Médias Empresas (INSME) para apresentação de iniciativas desenvolvidas pelas respectivas instituições no que se refere ao tema.

A realização de atividades no âmbito do referido evento encontram respaldo na necessidade de posicionar o Sebrae como instituição comprometida com a pauta do desenvolvimento sustentável em escala global e referendar o setor de pequenos negócios como importante vetor a ser considerado nesta agenda.