Fórum Econômico Brasil e Itália 2012

A iniciativa é promovida pelos Ministérios do Desenvolvimento Econômico e das Relações Exteriores da Itália, pelo Departamento para a Promoção de Intercâmbios da Embaixada da Itália (ICE) e pela Região de Marche junto aos Sistemas de Câmaras de Comércio, Indústria, Agricultura e Artesanato Ítalo-Brasileiros, além de importantes entes governamentais e institucionais brasileiros.

O Sebrae participa do Fórum Econômico Brasil e Itália, do lançamento da Metodologia do Projeto Projeto Rede de Serviços Tecnológicos (RST), da reunião de Coordenação deste Projeto e assinou Carta de Intenção com a Região de Marche.

Um dos objetivos da iniciativa é aumentar a competitividade das micro e pequenas empresas brasileiras a partir da experiência italiana. Parcerias importantes já foram desenvolvidas com o governo italiano ao longo da última década, com destaque no segmento de madeira e móveis na Região Amazônica em cooperação com a Região de Marche.

A incorporação de processos inovadores, design e a aproximação entre instituições de ciência e tecnologia e a indústria são as lições colhidas pelo projeto no Norte do país. Outra ação de cooperação foi o envio de jovens designers brasileiros à Itália para aprimorar seus conhecimentos e aplicar no processo produtivo de empresas na Região Amazônica, por dois anos.

E a experiência adquirida com as Sociedades de Garantia de Crédito da região do Veneto foi depois aplicada no Paraná, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

A carta de intenções com a Região de Marche expande as possibilidades de cooperação entre esta região e o Sebrae em prol do pequenos negócios.

Clique aqui para baixar o relatório da missão!

Imagem: tirada do relatório final da missão.