Prêmio Mulher de Negócios 2012

A missão técnica internacional Prêmio Mulher de Negócios Ciclo de 2011 acontece entre os dias 10 a 19 de setembro de 2012, em Paris, na França. O Sebrae é representado pelas gestoras Alana Correa, do Sebrae Rio Grande do Sul; Silvia Cerqueira Chamusca, do Sebrae Alagoas; e por Andrea Faria e Juliana Gregory Mee, do Sebrae Nacional, coordenadora do projeto e analista da Unidade de Assessoria Internacional (UAIN), respectivamente.

A missão é fruto de uma importante parceria entre o Sebrae, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), a Federação das Associações das Mulheres de Negócios e Profissionais (BPW Brasil) e a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) que promovem o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios.

O Prêmio, que tem como objetivo reconhecer e dar visibilidade às histórias de vida de mulheres que conseguiram superar dificuldades e realizar seus sonhos construindo negócios de sucesso, consolida-se no cenário nacional como uma ferramenta de incentivo ao empreendedorismo feminino no Brasil. Este tema é uma bandeira das instituições parceiras, que reconhecem a importância do papel da mulher na atividade econômica do país e na geração de emprego e renda.

Desde o primeiro ciclo, em 2004, o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios já beneficiou diversas mulheres empreendedoras. Reconhecendo-as como exemplos de superação e persistência, o Prêmio possibilita às vencedoras a participação em missões técnicas internacionais com o objetivo de captar melhores práticas, além de conhecer instituições e empresas que são referências no mundo, sempre relacionadas aos setores em que atuam.

As vencedoras nacionais da edição de 2012 representam as empresas Mr. Krocco, de Alagoas, e a Associação dos Produtores de Doces de Pelotas, do Rio Grande do Sul, e têm negócios relacionados à criação de jacarés para utilização de couro e à fabricação de doces com indicação de procedência, respectivamente.

Em conformidade com os segmentos de atuação das empresárias, a missão foi organizada com foco principal na prospecção de melhores práticas relacionadas a i) design, ii ) moda, iii) gastronomia e iv) indicação de procedência. Nesse sentido, foi selecionada como berço para benchmarking a França, referência mundial para os quatro principais eixos a serem explorados. Alguns dos locais que visitam: Chocolateria Laduree, Chocolateria Pierre Hermé e Centro de Design Pompidou. Também fazem visita de campo sobre a estratégia de atividade econômica do turismo em torno do Museu do Louvre.