Missão Internacional ao Vale do Silício

A região da Califórnia, conhecida como Vale do Silício, é famosa por sua história no empreendedorismo digital, da revolução tecnológica. Empresas como Microsoft, Apple, HP, Xerox lá nasceram nos anos 70 e revolucionam o mundo até hoje. Mais recente outra geração fez e faz história: Google, YouTube, Facebook dominaram e mudaram a comunicação, a internet. No entanto, algo mais importante ainda acontece: a rede de contatos do Vale possibilita que qualquer empreendedor com capacidade de execução e uma boa ideia tenha boas chances de ao menos ser ouvido por muitas pessoas que podem mudar a sua vida.

Esse ecossistema, como é conhecido, é fruto de várias gerações de empreendedores.  As universidades Stanford e Berkeley (Universidade da Califórnia) contribuem ainda mais, com uma educação empreendedora desde a base, oferecendo até cursos grátis. Para dar um passo em direção ao crescimento das startups de sucesso em Santa Catarina, deve-se estudar, compreender e viver o aprendizado do Vale para melhorar o nosso próprio ecossistema e nossa educação como empreendedores digitais.

Sendo assim o SEBRAE/SC, através do projeto Desenvolvimento e Fortalecimento das Startups Catarinenses realizou no mês de fevereiro/2017, uma missão empresarial ao Vale do Silício, no intuito de:
– Realizar benchmarking do ecossistema. Entender como o networking funciona e como pode ser comparado e aplicado ao nosso.
– Adquirir conhecimento. Por meio de networking, palestras, aulas e apresentações de pitches e adquirir contatos, podendo posteriormente passar esse conhecimento, assim como acontece no Vale. Isso inclui participar do evento SAASTR 2017.
– Apresentar oportunidades de investimentos em Santa Catarina. Mostrar um alto nível de qualidade de algumas Startups locais evidenciando o potencial do nosso ecossistema.