A missão empresarial para o setor da moda, a ser realizada entre 21 e 30 de junho de 2013, em Londres e Milão, tem foco nos temas economia criativa e fast fashion e ocorre em função do projeto Internacionalização das MPE do Setor de Confecção, desenvolvido no estado de Santa Catarina.
As atividades previstas para a missão acontecem em duas etapas principais, contemplando pesquisas, visitas técnicas e capacitação nos temas, objetivando o benchmarking para desenvolvimento das indústrias da moda a fim de aumentar a competitividade do produto brasileiro.
1ª etapa: Londres, Reino Unido
- Visitas técnicas a escolas de moda e arte: Martin Fashion School, London Fashion School e London College of Art;
- Visitas técnicas a polos de moda e economia criativa: Carnaby Street, Regent Street, Victoria & Albert Museum e Convent Garden;
- Visitas técnicas a centros de moda e distribuição de produtos: Harrods, Zara, Primark, Selfridges, Liberty e Top Shop.
2ª etapa: Milão, Itália
- Curso sobre Economia Criativa e Fast Fashion Italiano
- Visita técnicas com foco em economia criativa e fast fashion
- Pesquisa de comportamento e consumo
Quando se trata do setor da moda, os movimentos internacionais de oferta de produtos e influências criativas afetam diretamente os pequenos negócios brasileiros. Isso ocorre na medida em que esses movimentos interferem no sistema econômico e na competitividade dos negócios, gerando a necessidade de pesquisar e compreender a dinâmica mundial do setor que está inserido, absorvendo inovações e novas tecnologias provenientes do exterior com o objetivo de atingir um padrão global de competitividade.
Nesse cenário, a Europa possui uma política fortemente construída para o desenvolvimento do setor da moda, onde suas fábricas lançam a cada dia novos produtos com agregação de valor e diferencial competitivo para o mercado consumidor. O modelo aplicado pela Itália e Inglaterra, especificamente, evidenciam como essa indústria se torna referência internacional na produção de significados e experiências no lugar de simples produtos, as chamadas indústrias criativas.
Trabalhando de forma complementar e agregando valor por meio do design, inovação nos processos de produção, distribuição, comunicação, marketing e demais atividades correlatas que constroem o valor intangível do produto, Inlaterra e Itália constituem cenário oportuno para a missão. Por se tratarem de países benchmarking para os setores de moda e economia criativa, o acesso às informações da missão oportunizará a percepção dos sinais subjetivos do mercado consumidor e das interferências criativas no processo produtivo, enfatizando a importância da cultura da pesquisa na estruturação da identidade do produto e fomentando a sustentabilidade e o empreendedorismo criativo.
Imagem: delegação reunida em frente ao Victoria & Albert Museum