Carteira de Leite e Derivados visita Nova Zelândia

A missão técnica de benchmarking do Sebrae à Auckland, na Nova Zelândia, entre os dias 7 a 15 de setembro de 2012. O Sebrae Nacional foi representado pelo gestor da carteira de Leite e Derivados, José Altamiro da Silva.

A missão internacional é organizada pelo Sebrae Distrito Federal (DF) em conjunto com a Federação da Agricultura do DF e o Sindicato dos Criadores de Bovinos Bubalinos e Equídeos do DF (SCDF), com o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária do DF (FAPE-DF). Ela é integrada por 10 produtores de pecuária de leite do DF para a realização de visitas técnicas a produtores rurais, universidades e centros de pesquisas da Nova Zelândia.

A Nova Zelândia é escolhida como destino da missão devido à qualidade de produção, orientação para o cliente e eficiência dos produtores de leite e da indústria de lacticínios. O grupo visita a fazenda demonstrativa de pecuária de corte de nome Gallangher Ltd, localizada na cidade de Auckland, na Ilha Norte da Nova Zelândia. Em vez de criar os animais desde pequeno, a propriedade optou em fazer contratos predeterminados com algumas fazendas, onde adquire cerca de 50% dos terneiros necessários à criação e engorda, havendo a preferência por animais da raça holandesa puro.

Também visitam a fazenda de Bruce Wilton (Rawhili Farm), com expertise em produção de leite sazonal, sendo monitorada pela DairyNZ, que é uma organização de produtores de leite presente em toda a Nova Zelândia; a Livestock Improvement Corporation, empresa de melhoramento genético animal. A Livestock é uma cooperativa de produtores de leite que atua como se fosse uma cooperativa de fornecimento, tendo como missão prover a genética animal.

Além deste lugares, ainda visitam a AgResearch, instituto de pesquisa do governo da Nova Zelândia; o centro de pesquisa da  PGG Wrighston; o Laticínio Synlait Dairy Co, associação de criadores de gado holandês, localizada na região de Cantebury; a Vinícola Forrest, na cidade de Blemhein; e a empresa de mel Blaycliff Apiaries, cooperativa de produtores que processa e exporta mel e derivados para países asiáticos.


Imagem: parte do grupo que visitou a Fazenda Gallagher (Fonte: relatório final)