8º Encontro Anual da Rede INSME 2012

Entre os dias 18 e 26 de maio de 2012, equipe do Sebrae realizou visitou a Coreia do Sul. Participaram da missão: Carlos Alberto dos Santos, diretor Técnico do Sebrae Nacional; José Ferreira de Melo Neto, diretor superintendente do Sebrae/RN; Tito Estanqueiro, diretor do Sebrae/MS; Vinicius Lages, gerente da Unidade de Assessoria Internacional (UAIN); e Fausto Keske Cassemiro, gerente adjunto da Unidade de Atendimento Coletivo de Indústria (UACIN) .

A missão teve como propósito participar do 8º Encontro Anual da Rede INSMESmall and Medium Sized Entreprises, no Innobiz Global Innovation Forum; e de visitas técnicas a instituições de apoio à inovação e congêneres ao Sebrae nas cidades de Seul e Daejeon na Coreia do Sul, no período de 18 a 26 de maio de 2012.

Os objetivos almejados foram alcançados tanto no tocante à participação na reunião anual da rede INSME quanto no Innobiz Global Forum, no qual temas de grande interesse para as ações do Sebrae foram abordados nas distintas apresentações que serão disponibilizadas no site da INSME e WTA, organizadores dos eventos.

As visitas técnicas constantes da programação oficial do evento bem como as agendadas pela área internacional objetivaram conhecer a atuação de instituições congêneres ao Sebrae no campo do apoio à pequena empresa. Particular destaque cabe ao KOSBI, instituto de pesquisa dedicado aos temas da pequena empresa, que avalia de forma independente as políticas, programas e a economia deste segmento na Coreia do Sul. Este tipo de instituição indica uma vocação institucional singular que ainda inexiste no Brasil na forma observada, no sentido de envolver uma instituição dedicada ao tema ou uma rede de instituições de pesquisa focadas no tema da pequena empresa (desafios de gestão, estratégia, economia da micro e pequena empresa, etc.).

Em síntese, pode-se reconhecer que a Coreia do Sul é um exemplo de país que soube transformar conhecimento científico em conhecimento aplicado, em tecnologias, e em especial, transformar conhecimento tecnológico em inovação. É patente o reconhecimento de que o setor privado tenha se beneficiado do conjunto de investimentos em infraestrutura e formação de capital humano que hoje torna o país uma das economias mais competitivas do mundo.

Os debates, as palestras e discussões técnicas ao longo da programação dos eventos e das visitas, ratificam a decisão estratégica do Sebrae de dedicar seus programas e grande esforço orçamentário e operacional ao tema da inovação. Neste sentido, o debate assistido nos eventos também permitiu constatar a decisão acertada de se atrelar o tema da sustentabilidade ao tema da inovação – inovação e sustentabilidade – que são eixos fundamentais de uma estratégia competitiva que se quer vencedora.


Imagem: Participantes do 8º Encontro Anual da Rede INSME (Crédito: INSME)