Promoção das indicações geográficas brasileiras

Trata-se de missão técnica internacional de Hulda Giesbrecht, analista da UAIT, à Portugal e França no período de 11 a 18 de outubro de 2014 para tratar sobre a temática de proteção de indicações geográficas como instrumento de desenvolvimento rural.

Indicações Geográficas são uma espécie de selos de qualidade atestados por centros de reconhecimento para produtos que seguem padrões e características típicas de uma região. Um exemplo de Indicação Geográfica é o termo “champagne”, que só pode ser atestado às bebidas produzidas na região de Champagne (França) e que seguem rigorosos procedimentos de produção.

O Sebrae vem priorizado as Indicações Geográficas como um mecanismo de diferenciação para pequenos negócios oriundos de regiões com reconhecida notoriedade em produtos e serviços típicos brasileiros.

Com vistas a fortalecer esse mercado, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) está desenvolvendo o projeto TDR – Intercâmbio Técnico Sobre Proteção de Indicações Geográficas como instrumento de desenvolvimento rural no Brasil em parceria com Portugal e França.

Reconhecendo o trabalho desenvolvido pelo SEBRAE no tema, o Mapa convidou o Sebrae a integrar a missão do projeto aos dois países. Portugal e França apresentam uma sólida experiência com iniciativas de implementação de Indicações Geográficas e por essa razão interessa ao Sebrae conhecer as práticas bem sucedidas das entidades gestoras das Indicações Geográficas dos dois países.

Fonte: http://caprilvirtual.com.br


Imagem: capa de publicação do Sebrae/RS