Expo Agro Sinaloa

No período de 16 a 22 de fevereiro, a missão técnica visita o México. Participam pequenos produtores do Distrito Federal a fim de buscar novas tecnologias, modelos de excelência e boas práticas em cultivo protegido. A partir de benchmarking, os empresários e técnicos participantes puderam adaptar essas novas ferramentas à realidade do Distrito Federal.

O México conta hoje com uma área de 12.000 hectares de estufas onde se produz grande parte das frutas, hortaliças e flores vendidas na América do Norte, especialmente nos EUA. Na cidade de Culiacán, Estado de Sinaloa/México, ocorre a Expo Agro Sinaloa, a maior feira agrícola do país. Participam expositores estrangeiros de cerca de 35 países, totalizando 450 expositores. Nessa ocasião os participantes da missão puderam estabelecer contato com fornecedores de diversas empresas do setor.

A missão tecnológica realiza visitas a distintas realidades produtivas em cultivo protegido, desde empreendimentos de baixa tecnologia como o uso de telados, sombrite móvel, cultura no chão e uso de fertirrigacão, sistemas de condução tipo espaldeira espanhola e condução tipo holandesa; até empreendimentos mais sofisticados como estufas de vidro, com injeção controlada de CO2, aquecimento e controle de clima interno. Tendo como parâmetro as diversas visitas realizadas, os participantes puderam comparar o nível tecnológico de suas estufas e dessa forma buscar possíveis melhorias ou adaptações às suas realidades locais.