Prêmio Mulher de Negócios 2013

O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios é realizado desde 2004 em parceria do Sebrae com a BPW – Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil, a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres – SPM e a Fundação Nacional da Qualidade – FNQ.

O Prêmio tem como objetivo reconhecer as histórias de vida de mulheres que conseguiram superar dificuldades e realizar seus sonhos construindo negócios de sucesso. O Sebrae dissemina essas histórias para que sirvam de exemplo a outras mulheres, incentivando a atividade empreendedora e ajudando a transformar sonhos em negócios concretos.

Desde o primeiro ciclo em 2004, que contou com 700 inscrições, o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios vem aumentando o número de participações, tendo atingido em sua 10ª edição, em 2013, mais de 6.000 inscrições com exemplos de superação, de persistência e de muito trabalho. As categorias de premiação adotadas em 2013 foram Pequenos Negócios, Microempreendedoras Individuais e Produtoras Rurais.

Objetivo da missão – As ganhadoras estaduais recebem, além do certificado de participação, capacitações nos seus respectivos Estados. As vencedoras da etapa nacional nas 3 categorias de premiação participam de uma missão técnica internacional. Esta missão tem como objetivo conhecer centros de empreendedorismo de referência, assim como as boas práticas de gestão em empresas de outro país.

A escolha do destino internacional do ciclo 2013 se deu em função dos interesses e atividades empresariais das vencedoras: uma da indústria de biscoitos, uma da indústria de sabão ecológico a partir de reciclagem de gordura e uma pescadora que realiza a filetagem e retirada de espinhas do pescado.

Noruega e Suécia foram selecionadas como destinos para a missão por contemplarem possibilidades de visitas de benchmark relevantes para os três setores de atividade das vencedoras. A Noruega é o segundo maior exportador de pescado do mundo e também reúne uma importante indústria alimentícia e de laticínios. Na Suécia, identificamos uma fábrica que compra óleo usado em toda a Europa para produzir sabão, biodiesel e cosméticos. Além disso, os países selecionados são referências em inovação, sustentabilidade, reciclagem e também em participação feminina nos negócios e na política.

Acompanharão as vencedoras nacionais os respectivos gestores estaduais dos Sebrae/UF, um representante da FNQ e a coordenadora nacional do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios da Unidade de Atendimento Individual (UAI) do Sebrae/NA.