Prêmio Nacional de Inovação 2013

De 03 a 11 de agosto de 2013, o colaborador Marcus Bezerra, da Unidade de Acesso a Inovação e Tecnologia (UAIT), realizou missão à Califórnia – EUA, acompanhando os Agentes Locais de Inovação e as empresas ganhadoras do ciclo de 2012 do Prêmio Nacional de Inovação.

Executado Sebrae, pela Confederação Nacional da Industria – CNI e pelo Movimento Brasil Competitivo – MBC, com o apoio financeiro da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) o ciclo 2012 do Prêmio Nacional de Inovação – PNI, obteve 982 inscrições, sendo 76% de pequenos negócios em quatro categorias: Empresa – Gestão da Inovação, ALI – Indústria, Comércio e Serviço, Projeto –  Tecnologia, Projeto – Modelo de Negócio. A categoria ALI é específica para as empresas acompanhadas pelo Programa Agente Local de Inovação do Sebrae.

As pequenas empresas vencedoras receberam, além do troféu, um curso de educação executiva e participam em uma missão internacional. Esta missão tem o objetivo de conhecer práticas vanguardistas de inovação em empresas no exterior. Neste ano o país escolhido foi o EUA (Vale do Silício/California). A escolha do país e da agenda foi negociada entre a Unidade de Assessoria Internacional (UAIN) e o MBC – Movimento Brasil Competitivo, que consideraram as atividades empresariais das vencedoras.

Participam da missão as 06 pequenas empresas vencedoras do ciclo 2012, sendo as 03 da categoria ALI e as 03 das demais categorias, os 03 gestores estaduais e os 03 agentes Locais de Inovação que acompanharam as empresas vencedoras da categoria ALI, um representante da CNI, um representante do MBC, um representante da UAIT (unidade responsável pela gestão do Prêmio) e um representante da UAIN.

A agenda foi composta por visitas a empresas e centros de tecnologia na região do Vale do Silício, bem como a instituições similares ao Sebrae mas em nível municipal e a vinícula na região do Napa Valley.

Foto: empreendedores agraciados durate cerimônia de premiação

Fonte: