Encadeamento produtivo do setor automotivo 2013

O Sebrae optou pela inserção dos pequenos negócios na cadeia de valor automotiva de nove grandes grupos internacionais de montadoras/empresas por meio de uma estratégia de  aplicação da metodologia de Encadeamento Produtivo.

O crescimento dessa indústria sugere a geração de oportunidades para pequenos negócios brasileiros interessados no suprimento de insumos e componentes. O Sebrae entende importância e necessidade da qualificação desses pequenos negócios para o atendimento de rigorosos padrões desses mercado, incluso certificação, gestão empresarial, qualidade e capacidade produtiva, entre outros aspectos, aos quais encontram aderências às competências e disposições dos programas do Sebrae.

A proposta da missão técnica prima pela realização de visitas técnicas e interlocuções/contatos às três plantas mais modernas da FIAT, com especial enfoque no conhecimento da estruturação e relação da cadeia de fornecedores e das políticas para consolidação da cadeia de suprimentos. Complementarmente, busca uma interação com equipes de pesquisa e desenvolvimento em centros de conhecimento e parques tecnológicos naqueles países voltados à indústria automotiva.


Imagem: fábrica da Fiat (Crédito: Fiat Group)