Missão Sebrae à Ásia – Seul, Pequim e Xangai 2013

A Missão Sebrae à Ásia – Seul, Pequim, Xangai 2013, a ser realizada entre os dias 14 e 23 de outubro de 2013, tem como objetivo a prospecção de boas práticas de fomento aos pequenos negócios no âmbito de temas relacionados à educação empreendedora, a encadeamentos produtivos entre grandes e pequenas empresas e à melhoria de ambiente de negócios e inovação. A missão conta com a participação de representantes do Sebrae/NA, Sebrae/SC, Sebrae/MG e Sebrae/DF.

A Ásia constitui região de referência em termos de crescimento econômico, tendo em determinados países eixos centrais de seu movimento de expansão nas últimas décadas. É possível argumentar que o dinamismo regional asiático é fruto, em determinados países, de estratégias econômicas aliadas a ambientes nacionais de negócios que favorecem a inovação e a competitividade. Cabe compreender, no entanto, o efetivo papel dos pequenos negócios no processo empreendedor e sua participação na geração de riqueza nacional.

Considerando que China e Coreia do Sul, entre outros países, têm tido desempenho destacado em termos de competitividade, ao basearem suas estratégias internas, sobretudo, em dinâmicas avançadas no que se refere ao estímulo à inovação e à busca de padrões competitivos globais, espera-se que ao final da missão os participantes consigam:

  • Entender panorama da economia chinesa e sul-coreana nas últimas décadas – de economias agrárias a sociedades industrializadas e inovadoras – e o lugar dos pequenos negócios ao longo dessa história e seus desafios vigentes;
  • Conhecer o cenário dos pequenos negócios e os respectivos arcabouços institucionais de apoio ao segmento;
  • Compreender mecanismos de entrega de soluções aos pequenos negócios, no âmbito de projetos institucionais;
  • Compreender a dinâmica de relacionamento entre grandes conglomerados industriais e pequenos negócios, a maneira como a centralização da economia beneficia ou prejudica o desenvolvimento do empreendedorismo e possíveis mecanismos de fortalecimento da cooperação entre empresas;
  • Identificar programas de capacitação e instrumentos de apoio à rede de fornecedores de grandes empresas;
  • Entender o processo de instalação de empresas brasileiras na Ásia e a maneira como se articulam com pequenos negócios localmente, seus desafios e o tipo de apoio que oferecem ou recebem para desenvolvimento de sua cadeia de fornecedores;
  • Analisar a maneira como o sistema educacional incorpora o tema da “educação empreendedora” e o sistema de formação técnica e gerencial e de apoio aos pequenos negócios e;
  • Entender o papel desempenhado por zonas especiais de desenvolvimento no dinamismo de economias nacionais.


Imagem: Vista do Cheonggyecheon, no centro financeiro de Seul (Crédito: Wikimedia Commons)