Prospecção de práticas em cooperativismo de crédito

A presente Missão de Visita Técnica Internacional do projeto Prospecção de Boas Práticas e Aprendizado Experiencial em Cooperativismo de Crédito será realizada no período de 07 a 14 de setembro de 2013 na Alemanha, nas cidades de Bonn, Schleiden, Siegburt e Frankfurt. Tem como objetivo ampliar conhecimentos sobre os processos de gestão e governança de cooperativismo de crédito, baseados no sistema de Crédito Cooperativo alemão, que é referência mundial no assunto.

O Sistema Sebrae tem desenvolvido uma série de atividades relacionadas ao crescimento e fortalecimento das cooperativas de crédito, em especial, àquelas voltadas para o atendimento dos pequenos negócios. Tais atividades já ultrapassam mais de uma década e seguem duas direções, simultâneas e complementares: i) articulação institucional e ii) disseminação de conhecimento e de melhores práticas do cooperativismo de crédito entre os pequenos negócios urbanos e rurais.

Por meio do Ofício 284/2012 de 17 de agosto de 2012, da Superintendência do Sescoop e da OCB, destinada ao Diretor Técnico do Sebrae Nacional, as entidades convidaram o Sebrae a compor grupo com qualificação e perfil técnico para absorver conhecimentos e contribuir para melhores resultados, agregando valor ao Projeto denominado “Prospecção de Boas Práticas e Aprendizado Experiencial em Cooperativismo de Crédito”.

Este projeto, de autoria da OCB/SESCOOP, tem por objetivo ampliar conhecimento dos atores envolvidos sobre as atividades práticas das cooperativas e seus impactos positivos para seus associados, inclusive os pequenos negócios, além de disseminar experiências exitosas encontradas no cooperativismo de crédito nacional e internacional.

Dentre os resultados esperados do projeto, está a capacitação de 20 profissionais por meio de de visitas técnicas a serem realizadas no Brasil e no exterior, com foco nas boas práticas e experiências exitosas do cooperativismo de crédito nacional e internacional até setembro de 2014. Também estão previstos o registro sistematizado das boas práticas e experiências exitosas do cooperativismo de crédito nacional e internacional por meio de edição de livro, e possíveis propostas de normatização e replicação dessas práticas e experiências pelas instituições do cooperativismo de crédito brasileiro, até julho de 2015.

Nesse sentido, o projeto prevê 06 (seis) etapas, sendo que a presente missão corresponde à etapa IV: “Visita técnica ao sistema de cooperativismo de crédito alemão”.