1ª Turma do Programa Internacional de Desenvolvimento de Lideranças

O objetivo da missão é desenvolver programa unificado de desenvolvimento de lideranças, focado nos Dirigentes do Sistema Sebrae, tendo como fundamento os novos desafios da sociedade brasileira e o Direcionamento Estratégico 2022. A primeira turma conta com 30 participantes do Sistema Sebrae que participará dos diferentes módulos a serem realizados entre os dias 17 a 22 de março.

A alteração do cenário geral da economia brasileira nos últimos anos, demonstrado pelo crescimento do PIB, pelo aumento do índice médio do IDH, aumento de rendas das classes D e E, além da diminuição da pobreza, colocam um novo desafio para as lideranças do Sistema Sebrae. Gerir o crescimento e a complexidade é tão desafiador quanto manter e sustentar uma corporação nacional, com traços importantes de diversidade e demandas. Soma-se a esse contexto o fato estrutural do Sistema Sebrae  ser uma instituição focada na construção e promoção do conhecimento. Para o SEBRAE o investimento constante no desenvolvimento de seus Dirigentes é um imperativo estratégico.

Constantemente as lideranças do Sebrae contam com ações específicas de capacitação, realizadas no âmbito de suas unidades, buscando desde os mais atualizados eventos disponíveis no mercado, até programas específicos customizados para a sua realidade e necessidades. Entretanto, considerando os novos desafios do Sistema Sebrae, dado pela dinâmica da realidade do país e o processo de discussão e construção do Direcionamento Estratégico 2022 fica estabelecida a necessidade da proposição de um programa de desenvolvimento de lideranças focado na abordagem de princípios fundamentais que garantam a estratégia de ação da corporação.

Com base nessa visão foi elaborada a proposta deste curso, onde se insere a referida missão, fruto inicial de uma parceria Sebrae e a Universidade Católica de Milão. Essa parceria é decorrente da visita realizada  pelo Presidente Luiz Barreto, no dia 3 de outubro de 2011, que resultou em  missão técnica realizada pelo Diretor José Claudio em maio de 2012 e representantes da Universidade Corporativa Sebrae à Universidade Católica de Milão visando a construção de uma proposta de programa de capacitação entre outros temas de relevância.

A  Universidade Católica de Milão (UCSCC) foi fundada em 1921. É uma universidade privada italiana, que tem cinco campos (Milano, Brescia, Piacenza, Cremona, Roma e Campobasso), 14 faculdades, 52 graduações, 42 pós-graduações, mais de 100 mestrados, seis escolas de pós-graduação e 42.000 estudantes.

A interlocução com a instituição é realizada através da ALTIS, Escola de Gestão da Universidade, que promove a inovação nas empresas, incluso as pequenas e médias, de modo a  promover, simultaneamente vantagem competitiva e satisfazer a crescente demanda de temas relacionados à sustentabilidade.

A ALTIS é caracterizada por uma abertura ao mundo de negócios internacionais e um desejo de servir eficazmente aos alunos e às empresas. Dedica atenção especial às áreas geográficas que também são de especial interesse para o crescimento dos negócios italianos: América Latina, China, Índia, Europa, África e região do Mediterrâneo.