Financiamento para o Desenvolvimento na América Latina e Caribe

financiamento para o desenvolvimentoDevido à importância dos fluxos de financiamento, um desafio para o desenvolvimento até 2030 consiste em encontrar a forma de mobilizar e canalizar os recursos privados que estejam alinhados com objetivos de desenvolvimento e complementem os recursos governamentais. Este desafio se mostra particularmente trabalhoso para a América Latina e Caribe, uma vez que os fluxos privados constituem a maior parte do financiamento externo da região.

O estudo produzido pela CEPAL analisa a evolução de fluxos de financiamento para a América Latina e Caribe para financiar suas necessidades de gasto em consumo e investimentos (públicos e privados). Além disso, também explora o caráter desses fluxos (públicos ou privados), os atores que participam dessas transações e os instrumentos pelo quais essas correntes de financiamentos se canalizam.  A publicação aponta ainda para as distintas categorias de financiamento para o desenvolvimento.

O relatório se divide em três seções. A primeira parte expõe as diferentes fontes externas de financiamento e sua evolução na região. A segunda parte, por sua vez, analisa a mobilização de recursos fiscais e gasto público, assim como geração e mobilização da economia doméstica. Por fim, a terceira parte trata de temas como o financiamento externo e os desafios de política econômica.

 

Serviço

Publicação: Financiamento para o Desenvolvimento na América Latina e Caribe  (Espanhol)

Autor: Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL)

Ano: dez/2015