Sebrae/PR realiza missão de benchmarking sobre registro de Indicação Geográfica

Missão do Sebrae/PR à Itália tem como objetivo promover aprendizado nos seguintes temas: gestão das indicações geográficas (IGs), funcionamento do conselho regulador, regulamentos de uso de diferentes IGs, modelos de rastreabilidade e demais controles, estruturas de apoio público e privado para entidades proponentes das IGs, planos de marketing, estruturas para avaliação de fraudes, papéis e responsabilidades dos proponentes das IGs, consórcios reguladores, associados indiretos e outros participantes.

Os clientes desta missão técnica são produtores que participam dos dez projetos do Sebrae/PR vinculados às associações e cooperativas proponentes dos pedidos de registro de IG que serão depositados no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) em outubro de 2015. Nesse sentido, o conhecimento será muito importante para que estes projetos possam, de fato, resultar em futuras IGs para o Estado do Paraná.

O registro de Indicação Geográfica (IG) é conferido a produtos ou serviços característicos do seu local de origem, o que lhes atribui reputação, valor intrínseco e identidade própria, além de distingui-los em relação aos seus similares disponíveis no mercado.

Os países da Europa apresentam mais de 600 IGs com modelos de gestão/consórcios reconhecidos mundialmente.