Apoio à internacionalização das pequenas e médias empresas – seleção de boas práticas

2008-UE-Apoio-à-internacionalização-das-PME-seleção-de-boas-práticasA publicação ‘Apoio à internacionalização das PME – seleção de boas práticas’ apresenta 27 programas de diferentes países que contribuíram para o sucesso dos pequenos negócios no acesso a mercados externos. As iniciativas apresentadas foram selecionados por especialistas da União Europeia, e estão organizadas em nove temas considerados essenciais para o processo de internacionalização de pequenos negócios, notadamente:

– Aumento da sensibilização;
– Informação de alto valor;
– Programas de desenvolvimento de recursos humanos;
– Apoio às necessidades financeiras da internacionalização;
– Promoção das redes;
– Apoio à internacionalização dos serviços;
– Utilização da internacionalização para aumentar a competitividade;
– Apoio individualizado;
– Zonas fronteiriças e cooperação transfronteiriça.

O principal critério utilizado para a seleção de práticas foi a capacidade dos programas de abordar, um ou vários, problemas realçados, seu período de implementação, facilidade de operação e replicação.

Muitas pequenas empresas na União Europeia dependem em grande parte, ou exclusivamente, dos respectivos mercados nacionais, e as fronteiras nacionais representam uma barreira significativa à expansão das suas atividades. Apenas um quinto das pequenas e médias empresas exporta e 3% têm filiais, sucursais ou empresas comuns no exterior. Mais preocupante ainda é o fato de uma percentagem substancial nem sequer pensar na internacionalização, apesar de enfrentar forte concorrência internacional nos seus próprios mercados nacionais.

Internacionalização – Estudos anteriores demonstraram a relação direta entre a internacionalização e o aumento da rentabilidade. A internacionalização proativa reforça o crescimento, aumenta a competitividade e apoia a viabilidade a longo prazo. Apesar das vantagens, ir para o estrangeiro constitui ainda um passo difícil para a maior parte das pequenas empresas. Não dispõem de recursos nem contatos para informar sobre a existência de oportunidades de negócio adequadas, de possíveis sócios ou sobre como acessar mercados externos. Além disso, o investimento financeiro necessário pode ser uma barreira significativa.

O caráter dinâmico dos obstáculos permite antever que as dificuldades evoluirão com o grau de internacionalização da empresa. O apoio individualizado é a contribuição maior para a internacionalização das pequenas e médias empresas, o que significa que se analisa a empresa no seu conjunto e se elabora um plano individual utilizando uma série de medidas de apoio que, por vezes, vão além da internacionalização.

A publicação entende que é fundamental que a Europa aumente a capacidade de internacionalização efetiva das micro e pequenas empresas, muito inferior à sua capacidade máxima. As instituições europeias, nacionais e regionais devem permitir um acesso mais fácil e amplo aos programas de apoio, assim como à informação especializada.

 

Serviço
Publicação: Apoio à internacionalização das PME – seleção de boas práticas (Português – PDF)
Autor: Comissão Europeia
Ano: 2008