Setores do Futuro

Setores do Futuro capaO estudo de benchmarking ‘Setores do futuro’, realizados pelo Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri), tem como objetivo apresentar e discutir práticas de apoio aos pequenos negócios em setores considerados “do futuro”, como subsídio à formatação de iniciativas semelhantes no contexto brasileiro. São destacados, a seguir, os principais pontos do estudo:

– Modelos de prospecção tecnológica: os setores de futuro são definidos com base em modelos de prospecção tecnológica que comparam os estágios de desenvolvimento de determinada área ou tema com suas trajetórias tecnológicas e de negócios, projetando-as para períodos que variam entre 10 e 15 anos.

– Prospecção: observa-se que os métodos e as técnicas para desenvolver estudos de prospecção variam, dependendo de aspectos como: as especificidades da área de conhecimento; a aplicação das tecnologias no contexto regional ou local, governamental ou empresarial; a abrangência do estudo; o horizonte de tempo; o custo; os objetivos e as condições subjacentes.

– Setores do futuro: levando em consideração pesquisas de fontes renomadas, foram examinadas nesse estudo quatro práticas internacionais que podem servir de referência para atividades de apoio nos seguintes setores: eletroeletrônica; tecnologia da informação e comunicação; mecânica de precisão; saúde e equipamentos médicos, entre outros.

– Laboratórios industriais: a experiência alemã dos Institutos de Pesquisa da Sociedade Fraunhofer mostrou a importância que os laboratórios industriais podem ter para o desenvolvimento econômico de um país.

– Espaços tecnológicos: a Cidade Multimídia Digital, da Coreia do Sul, é uma experiência que mostra como é possível transformar regiões metropolitanas em parques de alta tecnologia. O Parque Bioindustrial de Canavese constitui exemplo relevante de parque tecnológico na área de saúde e equipamentos médicos – setores em ascensão no Brasil – que une pequenas e grandes empresas, poder público e iniciativa privada em torno de projetos inovadores. Na Espanha, o Observatório de Prospectiva Tecnológica Industrial (OBTI) permite identificar vocações industriais e oportunidades empresariais com base na geração de conhecimento e na prospecção tecnológica.

 

Serviço
Publicação: Setores do futuro (Português – PDF)
Fonte/Autor: Cebri
Ano: 2013