Relatório sobre a Competitividade Global 2015-2016

competitividade

O Relatório de Competitividade Global 2015-2016 aborda os fatores-chave e suas inter-relações que determinam o crescimento econômico e o nível de prosperidade atual e futura de um país. O relatório possui como objetivo construir um entendimento comum das principais forças e fraquezas de uma economia. Dessa forma, as informações contidas neste estudo esperam possibilitar que as agendas econômicas de cada país atuem nos desafios e melhorem as oportunidades para a sua população, de modo a se tornarem mais competitivos.

A economia mundial, hoje, vive dois momentos distintos. Por um lado, o desenvolvimento econômico é caracterizado pelo “novo normal” (pós crise de 2008), que se define por alto desemprego, crescimento produtivo baixo e crescimento econômico incerto. Por outro lado, a suposta quarta revolução industrial  e as novas formas de consumo trazem esperança para uma possível onda de crescimento, liderada pelas inovações advindas do cenário mundial atual. Independente do futuro econômico dos países, seja estagnados  pelo “novo normal” ou sofrendo uma onda de crescimento, entender a competitividade é essencial. Economias altamente competitivas são menos suscetíveis a crises, uma vez que são mais resilientes para riscos e melhor equipadas para se adaptar rapidamente a ambientes em constante mudança.

O Índice de Competitividade Global, apresentado nesta publicação, avalia a competitividade atual de 140 economias. O relatório é dividido em duas partes. Na primeira, são analisado as medidas que compõem a competitividade. O conceito de competitividade é definido pelo conjunto de instituições, políticas e fatores que determinam a produtividade, em um determinado país.  A fim de calcular este conceito, são utilizados 114 indicadores que capturam conceitos relacionados à produtividade. Com tais resultados, é calculado o Índice Global de Competitividade de cada país. Na segunda parte, são apresentados os perfis dos países analisados,  apontando o Índice de Competitividade de cada um.

A edição de 2014-2015 do relatório pode ser encontrada aqui..

Serviço

Publicação: Relatório sobre a Competitividade Global 2015-2016 (Inglês)

Autor: Fórum Econômico Mundial

Ano: 2015