Referências Internacionais – Fintech

A Unidade de Assessoria Institucional (UARI) elaborou o presente documento em atenção à demanda da Unidade de Acesso a Serviços Financeiros (UASF), sobre a necessidade de identificar referências internacionais para a atuação do Sebrae na temática de Fintech.

O termo Fintech é a combinação das palavras em inglês “financial’ (financeiro) e ‘technology’ (tecnologia). Originalmente utilizando para descrever a utilização de novas tecnologias aos serviços financeiros, hoje se aplica à startups que oferecem serviços financeiros.

As Fintechs têm permitido a inclusão financeira de segmentos de clientes anteriormente excluídos do mercado, como as MPE. A facilidade de acesso a investimentos proporcionadas pelas plataformas de financiamento alternativo contribuem para o surgimento de novos tipos de investidores, inclusive pessoas físicas. A transparência e o compartilhamento de dados das transações financeiras das MPE viabilizam novos mecanismos de avaliação de risco para crédito, possibilitando às instituições financeiras tradicionais oferecer mais crédito a taxas menores.

A ausência de marcos regulatórios (ou a inadequação dos existentes) têm contribuído para o crescimento vertiginoso do número de Fintechs. Há uma tendência de regulamentação, mas a burocracia, o aumento de prazos e de custos podem inviabilizar o negócio, prejudicando justamente o maior diferencial competitivo das Fintechs.

Serviço

Publicação: Referências Internacionais – Fintechs (português)

Autor: UARI

Ano: 2017