Painel Europeu de Inovação 2016

O Painel Europeu de Inovação é um relatório de avaliação de performances de pesquisa e inovação dos membros da União Europeia (UE) investigação e inovação. Com base no Índice Sumário da Inovação, que mede sistemas nacionais de inovação da UE por meio de 25 parâmetros diferentes, a 15ª edição do European Innovation Scoreboard (EIS) identifica quatro diferentes grupos de países:

  • Inovadores modestos, incluindo países como a Bulgária e a Romênia, que registram nível de desempenho da inovação abaixo da média europeia (menos de 50%).
  • Inovadores moderados, países com níveis de inovação entre 50% e 90% da média europeia. A Letônia, por exemplo, passou de inovador modesto a moderado.
  • Inovadores fortes, com desempenho entre 90% e 120% da média da UE, incluindo países como a Áustria, Bélgica, Reino Unido, Irlanda, Eslovênia e outros.
  • Líderes de inovação, que são países com desempenho de inovação 20% acima da média europeia. Estes são Dinamarca, Finlândia, Alemanha, Suécia e Holanda.

Em escala global, a UE continua a ser menos inovadora do que a Coreia do Sul, Estados Unidos e Japão, enquanto comparando os Estados-Membros da UE a outros países europeus, a Suíça confirma-se como o país mais inovador no continente.

Pela primeira vez, a edição deste ano inclui análise sobre as perspectivas futuras para os Estados-Membros da UE em matéria de desempenhos inovadores, e as expectativas são positivas, pois o índice de inovação deverá aumentar em cerca de 2,5% nos próximos dois anos.

Serviço

Publicação: Painel Europeu de Inovação 2016 (Inglês)

Autor: Comissão Europeia

Ano: 2016