Efeitos e impactos de programas de empreendedorismo na educação superior

effects_impact_high_edu_final_report_enO relatório intitulado Effects and impact of entrepreneurship programmes in higher education (Efeitos e impacto de programas de empreendedorismo no ensino superior), elaborado pela Comissão Europeia e a DG Empresa e Indústria, avalia o impacto da educação empreendedora em quatro dimensões:

i) Competências empreendedoras centrais;
ii) Intenção direcionada ao empreendedorismo;
iii) Empregabilidade individual;
iV) Sociedade e economia.

A pesquisa utiliza o conceito de empreendedorismo como habilidade individual de colocar ideias em ação, o que envolve criatividade, inovação, propensão ao risco e capacidade de planejar e gerir projetos para se alcançar objetivos.

A adoção crescente de estratégias nacionais de educação empreendedora por Estados Membros da União Europeia viabilizou a aplicação de questionário em estudantes de instituições de ensino superior que participaram de iniciativas de educação empreendedora e grupo de controle. As iniciativas da amostra incluem programas desenvolvidos pela Suécia, Irlanda, Áustria, Croácia, Reino Unido, Finlândia, Espanha, Alemanha e Holanda, além de programa da Confederação Europeia de Empresas Junior, de escopo regional, que são descritos no relatório.

Os resultados da pesquisa indicam que os estudantes participantes de programas de educação empreendedora demonstram maior atitude e intenções empreendedoras, conseguem emprego mais cedo após terminarem seus estudos, inovam mais como funcionários de empresas e criam mais negócios. Empreendedores tornam-se mais conscientes do ambiente em que atuam e mais capazes de aproveitar oportunidades.

O estudo recomenda a inclusão de programas de educação empreendedora com caráter obrigatório e a inserção do tema em outras disciplinas além daquelas diretamente relacionadas a gestão, tais como engenharia e agronomia.

 

Serviço
Publicação: Effects and impact of entrepreneurship programmes in higher education (Inglês – PDF)
Fonte/Autor: Comissão Europeia
Ano: 2012