Fábricas sincronizadas: a América Latina e o Caribe na era das cadeias globais de valor

FLagship-2014-PORTUGUES

A publicação faz um exame de como os países da América Latina e do Caribe participam das redes globais de produção e descreve os fatores por trás dessa participação. O objetivo é identificar políticas para pôr em prática estratégias que possam permitir aos países aumentar sua inserção nas redes regionais e globais de produção.

O estudo está estruturado de modo que a análise comece pelas evidências no nível macro, como os indicadores de participação nas Cadeias Globais de Valor – CGVs das matrizes de insumo-produto internacionais do capítulo 2, passando depois para as análises comparativas entre países e setores do capítulo 3, até chegar às evidências, em nível micro, dos dados e estudos de caso das empresas no capítulo 4.

A publicação apresenta uma combinação de análises e níveis de agregação e tem como objetivo apresentar um quadro abrangente das perspectivas dos países latino-americanos tomarem parte na produção transfronteiriça e com outras regiões. Cada capítulo mostra recomendações de políticas, e as principais implicações das políticas estão em resumo no capítulo 5.

Serviço
Publicação: Fábricas sincronizadas: a América Latina e o Caribe na era das cadeias globais de valor
Autor: Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)
Ano: 2014