O empreendedorismo é um canal de mobilidade social na América Latina?

bid-empreendedorismo-2013A falta de mobilidade social é uma das principais razões para os níveis alarmantes de desigualdade social observados na América Latina. Uma vez que a dificuldade de ascender de classe social de uma geração para outra é um dos fatores determinantes para a perpetuação da desigualdade social, vários pesquisadores de políticas públicas trabalham com vistas a identificar os principais obstáculos para a mobilidade social e possíveis medidas para acabar com esse ciclo vicioso.

A publicação Is entrepreneurship a channel of social mobility in Latin America? (O empreendedorismo é um canal de mobilidade social na América Latina?), do Banco Inter-americano de Desenvolvimento (BID), analisa se o empreendedorismo pode ser visto como um canal de mobilidade/ascensão social, especialmente para a classe média, muitas vezes considerada o berço do empreendedorismo na sociedade. O artigo resume as principais conclusões contidas na próxima edição do periódico Latin American Journal of Economics (Revista Latino-americana de Economia).

Os trabalhos que comporão a revista visam responder as seguintes perguntas:

  • Os empresários latino-americanos ascendem mais socialmente dentro e entre as gerações do que os não-empresários?
  • Essa mobilidade é absoluta ou relativa?;
  • Empresários de diferentes classes sociais possuem perspectivas de mobilidade semelhantes ou elas variam de acordo com a classe social?
  • Quais componentes sociais e pessoais influenciam mais a valorização do empreededorismo? e
  • As políticas públicas devem promover a atividade empresarial, a fim de aumentar a mobilidade social e promover as possibilidades de melhoria das classes mais baixas?

 

Serviço
Publicação: Is entrepreneurship a channel of social mobility in Latin America? (Inglês – PDF)
Fonte: BID
Autor:  Francesca Castellani e Eduardo Lora
Ano: 2013