Desenvolvimento sustentável, inovação e sistemas territoriais estratégicos – metodologia e boas práticas

livro-RSTO estudo Desenvolvimento sustentável, inovação e sistemas territoriais estratégicos – metodologia e boas práticas foi elaborado no contexto do Projeto Rede de Serviços Tecnológicos (RST), promovido pelo Sebrae em parceria com o Fundo Multilateral de Investimentos do Banco Inter-americano de Desenvolvimento (BID/FOMIN) e a Região de Marche.

O projeto teve como objetivo inserir micro e pequenas empresas brasileiras da cadeia produtiva de madeira e móveis na região Amazônica em rede mundial de conhecimento e tecnologia, além de mostrar a importância do fortalecimento de parcerias internacionais firmadas pelo Sebrae com instituições como o BID.

A implantação da RST visou dar impulso à integração das várias fases do processo produtivo com foco em aspectos ligados à sustentabilidade ambiental e às crescentes exigências de mercado. O processo de replicação do projeto, em andamento, está alinhado à visão de futuro incorporada desde o início do projeto RST: o aprimoramento das relações entre segmentos de uma mesma cadeia produtiva, em prol da inovação e competitividade.

Para facilitar o entendimento sobre o projeto, o Sebrae produziu publicação que sistematiza sua metodologia e o aprendizado decorrente da sua implantação, mostrando suas vantagens e boas práticas. Compartilha ainda os resultados e coloca em perspectiva algumas possíveis evoluções para o tema da integração produtiva e cadeias de valor, levando-se em conta a visão estratégica de competitividade, que abrange desde fornecedores de matérias-primas básicas e de componentes até a entrega do produto final ao consumidor.

 

Serviço
Publicação: Desenvolvimento sustentável, inovação e sistemas territoriais estratégicos – metodologia e boas práticas (Português – PDF)
Organizadores: Guerra de Araújo, Alexandre; Beltrami, Emilio; Siqueira Bandeira Costa, Alessandro; Gnaccarini, Alessio
Ano: 2012