Dando às pequenas empresas o caminho para o negócio

GivingSmallFirmstheBusiness-2011O Center for an Urban Future, localizado na cidade de Nova Iorque, EUA, realizou levantamento sobre o impacto de um pequeno negócio atuar como fornecedor de grandes empresas. No estudo Giving small firms the business (Dando às pequenas empresas o caminho para o negócio), o encadeamento produtivo é indicado como um propulsor de crescimento de receitas e número de empregados de uma pequena empresa.

Nos EUA, os pequenos negócios foram responsáveis pela criação acima da média de novos empregos nas últimas décadas, sendo catalisadores da recuperação norte-americana pós-período de recessão. A maior parte das iniciativas de suporte do setor público aos pequenos negócios é orientada para facilitar o acesso a recursos financeiros, a obter benefícios fiscais ou a facilitar a competição por compras governamentais.

Base de sustentação da economia – Os dados apresentados no artigo demonstram a importância de se revigorar o segmento por meio de programas voltados para aumentar seu acesso a oportunidades no setor privado, tais como de inserção na cadeia produtiva de grandes empresas, atuando como fornecedores.

Com base em amostra de 200 pequenos negócios de 15 estados norte-americanos, a pesquisa constatou que 70% das pequenas empresas teve aumento significativo em suas receitas e empregos depois de 1 a 2 anos de ter se tornado um fornecedor de grande empresa. O número de empregados cresceu, em média, mais do que 164% em comparação às demais.

Por outro lado, as pequenas empresas enfrentam dificuldades para fazer parte da base de fornecedores de uma grande empresa, especialmente relacionadas à falta de informação sobre as necessidades dos clientes corporativos e os procedimentos para a venda.

Uma vez atuando como fornecedores, os pequenos negócios correm o risco de se tornar muito dependentes desses contratos. O estudo identificou que para quase 1/4 dos pequenos negócios, as grandes empresas representam mais 50% ou mais de sua base de consumidores; e para 33% dos pequenos negócios, esses contratos são responsáveis por mais de 50% de suas vendas atuais.

O relatório mostra que as grandes empresas podem criar estímulos para aumentar as oportunidades de inserção de pequenos negócios em sua base de fornecedores, especialmente por meio de ações para:

  • Aumentar o acesso à informação inteligível;
  • Criar oportunidades de diálogo entre potenciais vendedores e compradores; e
  • Expandir ações de desenvolvimento para que pequenos negócios se adaptem às expectativas dos grandes.

 

Serviço
Publicação: Giving small firms the business (Inglês – PDF)
Fonte: Center for an Urban Future
Autores: Mark Foggin; Jonathan Bowles (editor)
Ano: 2011