Uma comparação entre a agenda de inovação da China e do Brasil

capa de Estudo-IED-PD-China-e-BrasilEstudo do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI), ‘Uma comparação entre a agenda de inovação da China e do Brasil’ resume as características dos sistemas e políticas de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) da China e do Brasil, pontuadas em cinco aspectos:

– Crescimento: o crescimento acelerado da China faz uma grande diferença, quando ela é comparada com qualquer outro país. Não apenas porque cria oportunidades de novos negócios, mas porque o crescimento implica em forte investimento.

– Escala industrial e ambiente econômico: uma segunda diferença fundamental da China é sua escala de produção industrial. Isso abre uma possibilidade que poucos países têm: a de permitir custos muito menores e operações de natureza global.

– Planejamento, capacidade de organização de interesses e de intervenção estatal:  a China possui natureza sistemática e continuada do planejamento e capacidade de fazer políticas efetivas de seu Estado nacional.

– Diferencial de recursos humanos: uma diferença, e que talvez seja um dos aspectos que ficará cada vez mais evidente na próxima década, é a enorme ênfase na capacitação em larga escala de recursos humanos na China, comparativamente ao Brasil.

– Inovação como estratégia e parte da agenda de desenvolvimento: a inovação e o desenvolvimento tecnológico são, na China, componente da estratégia nacional de desenvolvimento e da agenda econômica, e por isso, são tratadas como tal.

A pesquisa analisa diversos indicadores como a velocidade de mudanças dos sistemas de inovação até os impactos sobre gasto. O objetivo é identificar aspectos que poderiam servir de referência ou aprendizado para melhorar o desempenho das políticas de inovação brasileiras.

Serviço
Publicação: Uma comparação entre a agenda de inovação da China e do Brasil (Português – PDF)
Fonte/Autor: Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI)
Ano: 2011