Como repensar o desenvolvimento produtivo?

Como Repensar o Desenvolvimento Produtivo

A publicação examina os melhores dados e descreve a metodologia para refletir sobre como os líderes governamentais da América Latina e Caribe, podem repensar as políticas de desenvolvimento produtivo, de modo a enfatizar a integração com cadeias de valor globais, gerar inovação, melhorar o capital humano, estimular o empreendedorismo e promover a integração dos setores públicos e privados.

Os países da América Latina e Caribe representam, aproximadamente, 8,5% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial e porcentagem similar da população do planeta. Nas últimas três décadas, a região cresceu e reduziu a pobreza. Entretanto, não conseguiu diminuir a lacuna social que separa essa região dos países mais desenvolvidos.

A publicação enfatiza as motivações e as quantificações dos efeitos diretos e indiretos de algumas experiências de políticas de transformação produtiva, recentemente desenvolvidas dentro e fora da região e abrangem aspectos que se estendem desde subsídios aos projetos de inovação, a abertura de agencias de fomento, às exportações e investimentos, a criação de incubadoras de novas empresas, os programas de formação e atração de tecnologias, dentre outros.

Serviço
Publicação: Como repensar o desenvolvimento produtivo?
Autor: Banco Interamericano de Desenvolvimento
Ano: 2014