Classificação dos sistemas de garantia desde a experiência latino-americana

Clasificacion_de_los_sistemas_de_garantia_desde_la_experiencia_latinoamericanaA publicação Clasificación de los sistemas de garantía desde la experiencia latinoamericana (Classificação dos sistemas de garantia a partir da experiência latino-americana, lançada em janeiro de 2013 pelo Banco Inter-americano de Desenvolvimento (BID), tem como objetivo caracterizar os diversos modelos de resposta ao problema da falta ou necessidade de garantias na América Latina e propor classificação para esses sistemas. Enquadra-se, assim, como iniciativa indispensável para o alinhamento entre tipos de sistemas de garantia e políticas de apoio adequadas no tema de serviços financeiros.

Importantes geradores de emprego e riqueza, os pequenos negócios são os mais afetados pelas regras internacionais do sistema financeiro, que demandam garantias aos empresários em operações de crédito. Assim, os sistemas de garantia surgiram como instrumentos para mitigar as disfunções geradas por tais exigências. A pesquisa caracteriza os sistemas considerando a configuração jurídica, suas características operacionais, sua relação com o sistema financeiro e os níveis de desempenho que os sistemas alcançaram na região investigada.

Os sistemas de garantia mais desenvolvidos encontram-se na América do Norte, Sudeste Asiático e Europa. Na América Latina, surgem novos impulsos de mecanismos já existentes, especialmente por meio de programas de garantias e novos esquemas de sociedades de garantia recíproca. A atividade cresceu 10 vezes na última década e atende a praticamente todos os países da região, demonstrando resultados muito significativos e que constituem aporte original ao conhecimento sobre o tema a partir de uma visão empírica.

 

Serviço
Publicação: Clasificación de los sistemas de garantía desde la experiencia latinoamericana (Espanhol – PDF)
Fonte: Banco Inter-americano de Desenvolvimento
Autores: Pombo, Pablo; Molina, Horacio; Ramírez, Jesus N.
Ano: 2013