Políticas para a inovação nas pequenas e médias empresas na América Latina

2011-CEPAL-Políticas-para-la-innovación-en-las-Pymes-en-ALA publicação Políticas para la innovación en las pequeñas y medianas empresas en América Latina (Políticas para a inovação nas pequenas e médias empresas na América Latina), da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal), analisa as políticas e os instrumentos de apoio para o desenvolvimento tecnológico das pequenas e médias empresas e a capacidade institucional dos organismos de fomento nesta área, na Argentina, no Chile e no México.

Os estudos avaliam as atividades de inovação realizadas pelas pequenas e médias empresas nestes países, as estratégias públicas para favorecer os processos de inovação nas empresas em geral e os programas que, especificamente, estão dirigidos às pequenas e médias empresas, assim como as instituições encarregadas de desenhá-los e implementá-los.

Os principais resultados encontrados mostram que as instituições de ciência e tecnologia estão orientadas sobretudo a impulsionar os processos de inovação associados aos investimentos em inovação e desenvolvimento.

Sem dúvida, nas pequenas e médias empresas o processo de inovação ocorre sobretudo através de outros canais, não necessariamente relacionados aos investimentos em inovação e desenvolvimento. No caso destas empresas, os conhecimentos tácitos, os esforços informais e as melhorias incrementais possuem maior relevância nos processos de aprendizagem, em comparação com as grandes empresas.

Dadas as especificidades do processo de inovação nas pequenas e médias empresas, estes aspectos fazem com que seja necessário orientar as políticas para fomentar o uso de instrumentos que permitam: melhorar a capacidade destas empresas se relacionarem com as grandes empresas, de participarem de redes produtivas e de estabelecerem vínculos com o entorno social e produtivo local.

Portanto, no caso das pequenas e médias empresas, este tipo de iniciativa deveria adquirir maior importância em comparação com os incentivos diretos para incrementar os investimentos em inovação e desenvolvimento.

Os instrumentos mencionados podem induzir um conjunto de mudanças importantes no interior das firmas, como a introdução de novas tecnologias, a geração de maior intercâmbio de informação, a promoção de formas de colaboração com instituições e outras empresas que irão modificar o modus operandi da empresa.

Ao mesmo tempo, a situação de baixo dinamismo e produtividade na qual se encontra a grande maioria das empresas de menor tamanho leva à necessidade de introduzir instrumentos que supõem um papel muito mais ativo por parte do Estado e que, superando a lógica dos enfoques baseados nos subsídios à demanda, permitam alcançar uma quantidade maior de empresas pequenas que na verdade não chegam a ser beneficiárias dos instrumentos de fomento.

 

Serviço
Publicação: Políticas para la innovación en las pequeñas y medianas empresas en América Latina (Espanhol – PDF)
Fonte: Cepal
Autores: Marco Dini e Giovanni Stumpo (organizadores)
Ano: 2011