Cenário de longo prazo para as micro e pequenas empresas

capa_2012-SEBRAE-Cenário-de-Longo-Prazo-para-as-MPEA pesquisa ‘Cenário de Longo Prazo para as MPE’ tem como objetivo subsidiar a elaboração e revisão do Plano Plurianual do Sistema Sebrae e a consequente definição de ações estratégicas junto aos pequenos negócios, identificando riscos, oportunidades de melhorias e a possibilidade de desenvolvimento de novos programas, produtos e cursos ou treinamentos.

Este trabalho apresenta cenário provável de longo prazo para as micro e pequenas empresas (MPE). Em face do cenário macroeconômico prospectado, pode-se depreender que o crescimento da economia brasileira dependerá mais fortemente, neste e nos próximos quatro anos, do dinamismo do mercado interno.

Embora, o país continue exportando commodities agropecuárias, minerais e metálicas, os preços desses produtos tendem a arrefecer, em função do desaquecimento da economia global. Espera-se novo patamar do câmbio (real mais desvalorizado em relação ao dólar) e forte concorrência com os produtos importados, o que justifica esforços do governo focados nos pequenos negócios, como no âmbito do Plano Brasil Maior, objetivando aumentar a competitividade dessas empresas.

No mercado interno, a expectativa é de que o aumento da renda do trabalhador e do salário mínimo real, aliado ao crescimento do mercado de trabalho, embora em ritmo menor que o observado nos anos anteriores, continuem a dar sustentação ao crescimento do PIB, da ordem de 4,0% a. a., nos próximos quatro anos, puxando as micro e pequenas empresas que atuam, principalmente, no setor de serviços e no comércio.

Importante ressaltar que o crescimento da economia brasileira deverá contar também com maior participação dos investimentos em projetos de infraestrutura, como hidrelétricas, rodovias, ferrovias, aeroportos, estádios, construção de moradias etc., a partir do segundo semestre de 2013, para atender eventos como a Copa das Confederações, Copa do Mundo, Olimpíadas e o Programa “Minha Casa, Minha Vida”.

Investimentos em inovação se caracterizarão, cada vez, como diferencial competitivo das empresas brasileiras, tanto no mercado interno, quanto no externo. A inovação, por agregar valor ao produto/serviço, permite que as micro e pequenas empresas passem a concorrer em melhores condições com os produtos importados, aumentando seus faturamentos e consolidando-se no mercado em que atuam.

 

Serviço
Publicação: Cenário de Longo Prazo para as MPE (Português – PDF)
Autor: Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae Nacional – Núcleo de Estudos e Pesquisas
Ano: 2012