Capital Empreendedor

O documento é composto por sumários executivos e textos explicativos sobre o tema nos seguintes países: Chile; Israel; Portugal; Reino Unido; e Estados Unidos da América.

Para permitir a comparabilidade entre as políticas adotadas entre esses países, foram utilizados alguns rankings internacionais, dentre os quais se destacam: o Doing Business em Acesso a Crédito (Banco Mundial) e o Ranking de Acesso a Venture Capital (Fórum Econômico Mundial).

Também foram incorporadas na pesquisa informações de organismos internacionais que debatem o tema, como a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e a Associação Latino Americana de Private Equity & Venture Capital (LAVCA).

Igualmente foram incluídos casos de fundos sem êxito para permitir a observação de erros a serem evitados pelo Sebrae. Embora a demanda inicial tenha solicitado identificação de impacto dos fundos, apenas em alguns casos a informação estava disponível.

Percebe-se com o presente documento que os fundos de investimento em capital empreendedor são uma ferramenta para o crescimento de MPE, em qualquer estágio de desenvolvimento, com grande potencial para dinamizar a economia local.

Assim, entende-se que o Sebrae deve focar sua atuação em capital empreendedor para setores prioritários de alto impacto, nos moldes do que foi realizado em Israel. Destaca-se que o modelo israelense, iniciativa governamental gradualmente substituída pela privada, conseguiu alavancar montante relevante de recursos privados nacionais e estrangeiros, devido ao ambiente legal construído para este fim.

Além da gestão e acompanhamento dos beneficiários dos fundos de investimentos, recomenda-se que o Sebrae também realize ações conjuntas com incubadoras e aceleradoras, permitindo maior sustentabilidade das empresas financiadas.

Entretanto, cabe destacar que cabe a Unidade de Acesso a Serviços Financeiros a competência técnica para avaliar e propor o modelo de atuação a ser adotado pelo Sebrae.
Serviço
Publicação:
Capital Empreendedor (em português)

Autor: Unidade de Assessoria Institucional do Sebrae Nacional (UARI)

Ano: 2017