Capacitação com foco na economia digital

capa_CEBRI-Sebrae_Relatorio_Final_Capacitação-para-a-Economia-Digital-rev2‘Capacitação com foco na economia digital’ é um estudo de benchmarking internacional e apresenta quatro iniciativas voltadas para a formação de empreendedores e gestores de negócios digitais, em especial aqueles que fundaram ou estão voltados à criação de startups.

Inicialmente, esclarece os aspectos e peculiaridades do meio digital que determinam a necessidade de ações específicas de formação, destacando em especial a crescente relevância dos negócios digitais para a economia dos países e as soluções de capacitação em massa, oferecidas pelos Massive Open Online Courses (MOOCs).

Em seguida, o potencial do segmento brasileiro de startups é avaliado, a partir de indicadores relacionados à economia digital, ao empreendedorismo e à inovação. Também são destacadas algumas iniciativas nacionais que visam transmitir o conhecimento específico necessário aos negócios que pretendem se estabelecer de forma inovadora nos meios digitais. Além de práticas diretamente associadas a aprendizado, é preciso distinguir o relevante papel de agentes de fomento na formação dos empreendedores de startups no Brasil, uma vez que a capacitação faz parte dos programas de incubadoras, aceleradoras de empresas e investidores-anjo.

Da mesma forma, são abordadas as características da Economia Digital em âmbito internacional e as formas de inserir o tema nos programas de formação. Neste sentido, revela-se a maturidade dos mercados desenvolvidos no trato das peculiaridades do universo digital e a maior participação deste setor da economia no PIB dessas nações.

Cases – As iniciativas escolhidas são detalhadas, em termos de histórico, responsabilidades, conteúdos, dinâmica de funcionamento e impacto. Todas elas são práticas que se estabelecem na internet – universo escolhido por ser mais íntimo do público-alvo que o Sebrae pretende atingir, os empreendedores de startups.

As indicações da General Assembly e UniMOOC Æmprende, originárias respectivamente dos Estados Unidos e da Espanha, referem-se à totalidade de seus MOOCs, por serem exclusivamente focados no público-alvo de interesse desse estudo. Ambas as instituições oferecem a gama de conhecimentos necessários ao estabelecimento de negócios inovadores, em especial, os que concentram toda sua operação nos meios virtuais.

Outras duas iniciativas dizem respeito a aprendizados específicos e se complementam no sentido da reflexão teórica e do exercício da prática. Do Reino Unido, foi selecionado o curso Invention and Innovation: An Introduction (Invenção e Inovação: Uma Introdução), que estimula o aluno a refletir sobre suas ideias criativas e até onde elas podem levá-lo. Neste mesmo país, uma iniciativa da Universidade de Londres apresenta o caminho para o desenvolvimento de aplicativos para meios digitais, o Creative Programming for Digital Media & Mobile Apps. Este curso foi escolhido em função de sua proposta atender à crescente demanda de aplicativos para tablets e smartphones, aparelhos que distraem ou facilitam cada vez mais a vida de seus usuários.

Por fim, avalia-se a adequação das indicações ao mercado brasileiro, bem como a necessidade de expandir o conhecimento sobre elas por meio de missões presenciais de benchmarking para o Reino Unido, os Estados Unidos e a Espanha.

 

Serviço
Publicação: Capacitação com foco na economia digital (Português – PDF)
Autor: Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri)
Ano: 2013