Cadeias de valor global e comércio mundial: perspectivas e desafios para América Latina

GlobalValueChainsandworldtrade-1

Ao longo das últimas duas décadas, a desintegração geográfica de processos de produção, tem sido uma característica marcante da globalização. Esta tendência tem levado a um aumento acentuado no comércio global de bens intermediários e abriu novas oportunidades para o desenvolvimento dos países ao participar dessas redes.

A reorganização global da produção em diferentes segmentos da cadeia de valor tem profundas implicações para a América Latina e Caribe. Cada segmento dentro da cadeia de valor utiliza diferentes combinações de fatores de produção, tem diferentes oportunidades para criar valor acrescentado e ligações à montante, e oferece diferentes oportunidades para o desenvolvimento de capacidades tecnológicas específicas.

A CVG também pode identificar relações hierárquicas ou baseadas no poder dentro da cadeia, que por sua vez determinam a localização geográfica de segmentos produtivos.  Além disso, as evidências sugerem que desde a crise econômica de 2008, a participação da América Latina e do Caribe em redes globais de produção aumentou.

Serviço
Publicação: Cadeias de valor global e comércio mundial: perspectivas e desafios para América Latina (Inglês – PDF)
Autor: Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL)
Ano: 2014