A Quarta Revolução Industrial do setor têxtil e de confecção: a visão de futuro para 2030

industria textilO presente estudo teve como objetivo apresentar a visão do futuro do setor têxtil e de confecções no Brasil para o ano de 2030. Foi coordenado pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e pelo Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (CETIQT) do SENAI e teve a participação dos membros do Comitê Superior da Indústria Têxtil e Confecções (CSIT) na realização de pesquisas e seminários sobre as perspectivas para o futuro.

O estudo nasce a partir da necessidade de inserir a indústria têxtil na Quarta Revolução Industrial, onde a fusão da tecnologia com cada momento da vida torna-se norma. O autor acredita que a relação entre produtores e consumidores se entrelaça cada vez mais graças aos avanços tecnológicos, especialmente nos campos da informação e da comunicação. Assim, procura-se desenvolver cada vez mais as formas de produção para se adequar às mudanças que a ciência e a tecnologia provocam.

Os coordenadores do estudo visam o ciclo de transformação e aprendizagem, processo pelo qual as conclusões agem como instigadoras da necessidade de mudança e sugere a necessidade de atualizar as abordagens de mercado.

Serviço
Publicação: A Quarta Revolução Industrial do setor têxtil e de confecção: a visão de futuro para 2030 (em português)
Autor: Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT)
Ano: 2016