50 anos fomentando a competitividade de pequenas e médias empresas: lições para o futuro

Publicações ITC

A publicação apresenta a análise do Centro de Comércio Internacional (ITC), sobre o passado e o futuro do comércio internacional. Relata a história do ITC e suas contribuições para o desenvolvimento do comércio internacional, aborda os principais vetores responsáveis pelo crescimento da economia global, e destaca as tendências futuras para os negócios internacionais e os esforços do Centro para fomentar a competitividade das pequenas e médias empresas.

O livro, publicado na ocasião do aniversário de 50 anos do ITC, aborda a história da organização desde seu início em 1964, os reflexos das cinco décadas de crescimento do comércio mundial e ilustra como a economia global está se reequilibrando. Igualmente, identifica e analisa os três principais vetores do crescimento do comércio: mudanças tecnológicas, competitividade e reformas políticas.

Além disso, resume a assistência prestada pelo ITC em três áreas primarias: comércio e inteligência comercial, suporte institucional, programas orientados para empresas e parcerias público-privadas.

Destaca, também, as principais tendências a serem observadas para o futuro dos negócios internacionais e discute suas implicações para a assistência técnica relacionada com o comércio.

Por fim, discorre sobre como as novas tendências irão impactar nos esforços do ITC para fortalecer a competitividade de pequenas e médias empresas e como fomentar o crescimento inclusivo e sustentável em países em vias de desenvolvimento.

Serviço
Publicação: 50 anos fomentando a competitividade de pequenas e médias empresas: lições para o futuro
Autor: Centro de Comércio Internacional (ITC)
Ano: 2014